competencias-socio-emocionais-escola-mais

Autoconhecimento e inteligência emocional: estimulando o desenvolvimento e bem-estar dos alunos na escola

Em um mundo cada vez mais complexo e desafiador, além de priorizar o ensino acadêmico, a escola precisa considerar o desenvolvimento emocional e social dos estudantes. É nesse contexto que o autoconhecimento e a inteligência emocional surgem como habilidades essenciais para prepará-los para uma vida bem-sucedida em todos os aspectos.

Por isso, ao escolher uma escola, é importante considerar como a instituição aborda esses aspectos e como promove o crescimento emocional e social dos alunos.

Entenda abaixo qual é a relação entre autoconhecimento e inteligência emocional e como a escola pode abordar ambos os conceitos.

O que é o autoconhecimento e a inteligência emocional?

O autoconhecimento e a inteligência emocional são dois conceitos relacionados ao conhecimento e gerenciamento das emoções. O primeiro termo é a base para o desenvolvimento da inteligência emocional, porque é difícil gerenciar as próprias emoções e se relacionar de forma saudável com os outros sem uma compreensão clara de si.

Nesse sentido, o autoconhecimento refere-se à consciência e compreensão das próprias emoções e sentimentos, bem como reconhecer e compreender:

• pensamentos;
  • valores;
  • forças;
  • fraquezas;
  • motivações;
  • objetivos.

Esse processo também pode envolver a habilidade de entender como as ações e comportamentos afetam os outros e o ambiente ao redor.

A inteligência emocional, por sua vez, é a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as dos outros. Para isso, é necessário desenvolver a habilidade de identificar e expressar emoções de maneira saudável e lidar com o estresse, por exemplo, assim auxiliando na construção de relacionamentos e na tomada de decisões responsáveis.

Benefícios do autoconhecimento e da inteligência emocional

Desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional proporciona o equilíbrio das emoções, fortalecendo o autocontrole, autocuidado e o empoderamento pessoal, resultando em diversos benefícios notáveis na vivência dos indivíduos.

Os principais benefícios são:

• melhoria no bem-estar emocional;
  • capacidade de lidar com desafios;
  • fortalecimento de relacionamentos interpessoais;
  • crescimento e desenvolvimento pessoal;
  • identificar e lidar com emoções negativas;
  • desenvolver resiliência emocional.

Desenvolvendo o autoconhecimento e a inteligência emocional na escola

Desenvolver o autoconhecimento e a inteligência emocional na escola proporciona diversos ganhos para a qualidade de vida dos alunos, seja no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. E, para cultivar esses valores em todos os ciclos, a instituição de ensino pode utilizar abordagens e recursos pedagógicos na sala de aula. Conheça alguns deles.

Diário de emoções

O estudante pode ser incentivado a manter um diário no qual registre suas emoções diariamente. Ele pode descrever como se sente, para identificar os gatilhos emocionais e refletir sobre suas reações. Essa atividade ajuda a autorreflexão e o autoconhecimento.

Exercícios de autorreflexão

O autoconhecimento e a inteligência emocional podem ser estimulados em exercícios de autorreflexão, por exemplo, por meio de questionários ou atividades escritas. Os alunos podem refletir sobre seus pontos positivos, desafios, metas e estratégias para alcançá-las.

Trabalho em equipe e colaboração

O estudante também deve ser estimulado em atividades em grupo que exijam cooperação, comunicação e empatia. Com isso, eles aprendem a lidar com as emoções dos outros, a respeitar opiniões diferentes e a trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns.

O papel dos responsáveis e familiares no desenvolvimento do autoconhecimento e inteligência emocional

Além da educação emocional, o autoconhecimento e inteligência emocional podem ser desenvolvidas também no ambiente familiar. Uma família acolhedora é fundamental para que as crianças se sintam seguras e confiantes para explorar, ter consciência emocional e desenvolver o autoconhecimento.

Para isso, os adultos precisam criar um espaço emocionalmente seguro, onde as crianças se sintam à vontade para expressarem seus sentimentos e serem ouvidas. Além disso, promover uma comunicação aberta é essencial, deixando claro a importância da autonomia emocional.

As crianças devem ser estimuladas a compartilharem suas emoções, pensamentos e preocupações. Em contrapartida, a família deve estar presente e disponível para ouvir ativamente, sem julgamentos, e validar as experiências emocionais dos pequenos.

Por fim, os responsáveis também podem auxiliar as crianças a identificar e rotular emoções, compreender as consequências das ações e desenvolver empatia pelos outros.

Autoconhecimento e inteligência emocional na escola em período integral

Na Educação Básica, o Autoconhecimento e Inteligência Emocional podem ser desenvolvidas por meio de metodologias ativas de aprendizagem, assim como acontece no ensino em período integral da Escola Mais — com turmas para alunos do Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio.

Durante o período integral, os estudantes vivenciam diferentes formas de aprender, inclusive com o desenvolvimento de habilidades socioemocionais para preparar o aluno para um mundo repleto de desafios e possibilidades.

Fale conosco e conheça todos os diferenciais da Escola Mais!