metodologias ativas

Metodologias ativas de aprendizagem: o que são e como aplicá-las na educação?

As metodologias ativas de aprendizagem representam uma inovação na educação, afinal, proporcionam maior protagonismo aos alunos(as) e ensinam muito mais que conteúdos em formatos tradicionais, como o professor sendo a única figura no processo de aprendizagem para matérias como português e matemática.

Por meio dessas abordagens, é possível desenvolver habilidades importantes para os desafios do século XXI. Neste conteúdo, você entenderá o que são metodologias ativas e os benefícios para o aprendizado do aluno. Acompanhe!

O que são as metodologias ativas?

As metodologias ativas de aprendizagem são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo educacional, tornando-o mais ativo e participativo. São baseadas no princípio de o aluno ser o protagonista, por meio do desenvolvimento de habilidades como autonomia, colaboração, proatividade, criatividade e pensamento crítico.

Em vez de o estudante apenas receber informações passivamente, ele é incentivado a construir o próprio conhecimento, com atividades que envolvem reflexão, discussão e aplicação prática. Assim, as metodologias ativas de aprendizagem vão além da educação tradicional, pautada na figura única e central do professor para o ensino.

Além disso, as metodologias ativas buscam promover uma aprendizagem mais significativa. Por isso, as atividades e aulas são colaborativas e relacionadas com a realidade, preparando o aluno para enfrentar desafios reais e tomar decisões de forma autônoma e responsável.

Vantagens das metodologias ativas

Como visto, as metodologias ativas são muito positivas para o desenvolvimento completo dos alunos. Confira, a seguir, algumas das principais vantagens desse modelo de ensino.

Aumentam a participação e a motivação dos alunos

Um dos benefícios das metodologias ativas é incentivar os estudantes a se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, tornando as aulas mais interessantes e significativas.

Recursos como o Roteiro de Estudos e atividades que envolvam a tecnologia são aliados nessa construção.

Oferecem maior retenção do conteúdo acadêmico

Ao tornar o conteúdo mais atraente e significativo, maiores são as chances de o aluno reter o conhecimento aplicado. Consequentemente, a escola consegue melhorar os índices de aprovação e diminuir a defasagem de aprendizagem e evasão escolar.

Preparam o aluno para o mundo real

As abordagens pedagógicas tradicionais focam apenas em ensinar conteúdos técnicos nas áreas de conhecimento. Já as metodologias ativas se destacam por simular situações da vida real, em que os estudantes aprendem o conteúdo na prática, sobretudo ao abordar problemas do cotidiano.

Isso estimula o aluno a desenvolver a assimilação em habilidades que serão úteis no âmbito pessoal, profissional e acadêmico.

Desenvolvem habilidades e competências socioemocionais

A dinâmica na sociedade tem mudado rapidamente, sobretudo sob influência da tecnologia. Nesse cenário, as metodologias ativas envolvem trabalho em equipe, liderança, colaboração, resolução de problemas, entre outras competências socioemocionais essenciais para o mundo atual repleto de desafios.

Como funcionam as metodologias ativas?

Nas metodologias ativas de aprendizagem, o professor atua como a figura de suporte e orientação, afinal, o protagonista durante todo o processo educacional é o estudante. Com isso, o aluno é incentivado a construir o próprio conhecimento, por meio de recursos e ferramentas fornecidas pelo educador.

Além disso, a tecnologia é presente na relação de ensino-aprendizagem, pois facilita o processo educacional e conversa diretamente com a nova geração de alunos — do Ensino
Fundamental I
e Ensino Fundamental II, estendendo-se e sendo fortalecido no Ensino Médio —, com crianças e jovens cada vez mais conectados.

Nesse contexto, as principais metodologias ativas de aprendizagem são:

• Gamificação;
  • Cultura Maker;
  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Sala de aula invertida;
  • Aprendizagem baseada em resolução de problemas.

Aprendizagem inovadora: conheça a Escola Mais

A Escola Mais, é um grupo educacional que conta com uma rede de oito escolas espalhadas por São Paulo/SP e uma em Joinville/SC. Atualmente, a média é de quatro mil alunos matriculados.

A Escola Mais se diferencia de outras escolas porque trabalha com uma metodologia inovadora e própria de ensino. O foco principal é tornar a educação de qualidade possível para todos, por preços que cabem no bolso, colocando o estudante no centro do aprendizado.

Quer saber mais sobre a nossa metodologia exclusiva? Acesse o site e saiba mais!