roteiro-de-estudos

Roteiro de Estudos: Saiba o que é, como aplicar, modelos e dicas

Uma das ferramentas com grande potencial para ajudar estudantes a alcançarem seus objetivos é o roteiro de estudos

Com um roteiro bem preparado fica bem mais fácil estudar de forma inteligente e lógica, de acordo com a necessidade para evolução pessoal ou com as atividades propostas pela escola.

A melhor parte, é que o roteiro de estudos pode ser utilizado para estudar qualquer disciplina — podendo se aplicar a um roteiro de estudo em inglês —,em qualquer nível de escolaridade. Esse método é adaptável para qualquer grau de intensidade de estudos.

Enfim, é uma grande facilidade no processo de aprendizagem de qualquer estudante.

Quer entender mais sobre o assunto e como fazer um roteiro de estudos para organizar a vida escolar dos estudantes da sua casa? Leia nosso artigo até o fim e tire suas dúvidas!

O que é um roteiro de estudos

Uma parte importante da vida de estudos é a organização, e é precisamente nisso que um roteiro de estudos auxilia.

Ele é um documento em que estão listados os assuntos a serem estudados, de forma organizada e sequencial.

É possível incrementar o roteiro incluindo os dias e horários definidos para o estudo conforme cada assunto.

Na Escola Mais, produzimos internamente todo o material didático — incluindo os roteiros de estudos e as atividades para os estudantes —, distribuídos de forma online (com alguns materiais impressos).

Essa prática facilita muito na organização dos responsáveis, contribuindo significativamente para os alunos na busca pelos conteúdos e conhecimentos necessários à participação em cada aula.

Para que serve o roteiro de estudos

Sua função principal é criar uma rotina de estudos estabelecendo horários, ao definir prioridades e criar uma forma de monitorar aquilo que já foi estudado e o que ainda precisa ser.

Assim, ajuda muito na autonomia dos estudantes à aquisição de conhecimento, no desenvolvimento de responsabilidades, aumentando consideravelmente o engajamento dos alunos nas aulas.

Muitas vezes, a ausência de um roteiro de estudos bem elaborado causa a passividade no aprendizado do estudante. Assim, além de não se engajar nas aulas, pode não acompanhar disciplinas, precisando estudá-las posteriormente, o que pode acarretar em desânimo do aluno.

Por isso, além dos roteiros de estudos, nossos alunos recebem mentorias na própria escola. É aí que o estudante recebe acompanhamento personalizado para mantê-lo estimulado e auxiliá-lo a seguir em frente diante de alguma dificuldade.

Nosso modelo de roteiro de estudos abrange todas as necessidades do aluno sem descartar suas individualidades. Essa é a Pedagogia da Escola Mais!

Como um roteiro de estudos pode te ajudar

Da mesma forma que hábitos como alimentação saudável e esporte são muito importantes para criar uma rotina saudável, auxiliando no processo de aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, ter uma rotina ativa de estudos também é fundamental.

O roteiro ajuda a ordenar a rotina de estudos dos nossos alunos. Assim, quando o estudante se habitua com o roteiro de estudos, o estudo flui melhor. O resultado é um aprendizado mais eficiente, produtivo e com mais qualidade. Até mesmo as crianças podem seguir esse método no ensino fundamental.

Na Escola Mais, aliamos um roteiro de estudos bem elaborado, de acordo com cada ciclo escolar e faixa etária dos alunos, a um método inovador de ensino. Ele é baseado nas principais metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida e o aprendizado por projetos.

O nosso ensino é com a mão na massa. Os alunos aprendem fazendo e são estimulados pelo roteiro de estudos a buscar o conhecimento, antes de receber o conteúdo do professor. Desse modo, eles ganham autonomia para chegar às próprias soluções e engajam-se mais no aprendizado.

Você também acredita que está na hora de as escolas olharem para o futuro? Vem conhecer a Escola Mais: é mais educação, mais inovação, mais qualidade, por um preço justo e acessível!