Ensino Fundamental 1

O Ensino Fundamental 1 é o responsável pelo desenvolvimento de habilidades e saberes essenciais para toda a jornada da vida escolar. Essa etapa de ensino, junto ao Ensino Fundamental 2, é um dos ciclos da educação básica acompanhada da Educação Infantil e do Ensino Médio.

Abaixo, explicaremos para você quais são as principais características do Ensino Fundamental 1. Acompanhe!

O que é Ensino Fundamental 1?

comeptencias-socio-emocionais-escola-mais

A palavra “fundamental” transmite a ideia de algo que serve como alicerce, isto é, a base ou o fundamento. Por isso, o Ensino Fundamental recebe essa nomenclatura, já que é quando se desenvolvem saberes e habilidades básicas que serão utilizadas por toda a vida.

O Ensino Fundamental é destinado a estudantes entre 6 e 14 anos de idade. No entanto, por ser o período mais longo da educação básica, essa etapa do ensino é dividida em duas fases:

• Ensino Fundamental 1 (anos iniciais);
  • Ensino Fundamental 2 (anos finais).

Essa diferenciação ocorre porque são considerados aspectos cognitivos, físicos, sociais, emocionais e outros, que evoluem conforme as crianças crescem. Dessa forma, cada fase é pensada para lidar da melhor maneira com as particularidades da idade dos estudantes.

Sendo assim, o Ensino Fundamental 1 é o primeiro contato da criança com o ensino após a Educação Infantil e possui diversas características.

Caracterização do Ensino Fundamental 1

Os anos iniciais do Ensino Fundamental são pensados para o progresso de algumas competências que ampliam as formas de interação, percepção e compreensão da criança com o mundo.

Dessa maneira, alguns aspectos são essenciais. Confira!

Aprendizagem lúdica

Nessa fase escolar, as experiências vivenciadas pelas crianças na Educação Infantil são revisitadas e vão se articulando com as aprendizagens mais complexas próprias do Ensino Fundamental.

Isso significa que as brincadeiras, os jogos e outras atividades lúdicas não deixam de existir. No entanto, aos poucos, elas vão assumindo novos significados e guiando os estudantes para a nova fase.

Letramento e sistemas numéricos

Certamente, a parte mais significativa do Ensino Fundamental 1 é o acesso da criança aos saberes linguísticos e matemáticos. Embora existam crianças que já entram sabendo ler e escrever, é nessa etapa do ensino que o foco está totalmente voltado para o letramento.

A partir do avanço das noções de representações dos sons e das quantidades e dos usos da escrita e da matemática na sociedade, uma forma totalmente nova de interação com o mundo é possibilitada para as crianças.

Afirmação de identidade

É nessa fase que as crianças passam a ter consciência de que são indivíduos inseridos em uma coletividade. Por terem maior autonomia motora e comunicacional, as formas como interagem com os colegas e com os ambientes dentro e fora da escola criam novas experiências.

Por essa razão, o Ensino Fundamental 1 também é voltado para o desenvolvimento de noções de ética, cidadania, valorização das diferenças e outros.

Enfim, essas são as principais características que formam o Ensino Fundamental 1 e o tornam tão especial para a vida escolar das crianças.

Na Escola Mais, os estudantes desse ciclo têm acesso a um ensino integral que ocorre com metodologias inovadoras e garantem uma educação de alta qualidade.

Os diferenciais do ensino integral da Escola Mais aprimoram os conhecimentos e habilidades das crianças de maneira muito mais profunda e significativa. Desse modo, essa etapa da educação é aproveitada ao máximo.

Até que ano é o Ensino Fundamental 1?

Como vimos, o Ensino Fundamental é dividido em duas fases que consideram o progresso dos estudantes através dos anos. Sendo assim, cada fase dessa etapa de ensino é dividida da seguinte maneira:

• Ensino Fundamental 1
  • 1º ano: 5 e 6 anos de idade;
  • 2º ano: 6 e 7 anos de idade;
  • 3º ano: 7 e 8 anos de idade;
  • 4º ano: 8 e 9 anos de idade;
  • 5º ano: 9 e 10 anos de idade.

• Ensino Fundamental 2
  • 6º ano: 10 e 11 anos de idade;
  • 7º ano: 11 e 12 anos de idade;
  • 8º ano: 12 e 13 anos de idade;
  • 9º ano: 13 e 14 anos de idade.

Portanto, se você está buscando uma escola de Ensino Fundamental 1 de qualidade, marque uma visita com a gente e conheça a metodologia de ensino da Escola Mais.