Ensino Fundamental 2

volta-as-aulas-escola-mais

O que é Ensino Fundamental 2?

O Ensino Fundamental 2 também é chamado de anos finais do ciclo da educação básica. Nessa etapa, os estudantes percebem mudanças significativas na forma como estudam e passam por desafios mais complexos.

Destinada a estudantes entre 11 e 14 anos de idade, essa segunda fase do Ensino Fundamental lida com o período de transição da infância para a adolescência. É aqui que alguns conceitos amadurecem e preparam os estudantes para o Ensino Médio, o último ciclo da educação básica.

Se você ainda tem dúvidas sobre quais são as séries do Ensino Fundamental 2, confira a seguir:

• 6º ano: 11 anos de idade;
  • 7º ano: 12 anos de idade;
  • 8º ano: 13 anos de idade;
  • 9º ano: 14 anos de idade.

As idades mencionadas são as ideais, porém, isso não significa que não possa haver estudantes com idade mais ou menos avançada do que o previsto em cada ano.

Ensino Fundamental 1 e 2: diferenças

Embora o Ensino Fundamental seja apenas um, as suas duas fases apresentam consideráveis diferenças. Para entender melhor as distinções entre o Fundamental 1 e 2, separamos as mais notáveis a seguir. Acompanhe!

Professores e disciplinas

Certamente, o contraste mais perceptível para quem entra no Ensino Fundamental 2 é a quantidade de professores e de disciplinas que passam a existir.

Enquanto no primeiro ciclo do Ensino Fundamental as crianças têm a maior parte das disciplinas lecionadas por uma única pessoa, no segundo, essa realidade é bem diferente.

Nessa etapa, não há mais professores generalistas, cada disciplina é lecionada por profissionais especializados na área.

Conteúdos mais complexos

A faixa etária dos estudantes do Ensino Fundamental 2, aliada aos conhecimentos adquiridos durante o Fundamental 1, torna possível o aprofundamento do aprendizado.

Sendo assim, toda a base adquirida passa a se desdobrar em conhecimentos especializados. É nesse momento que os estudantes passam a ter maior entendimento sobre os saberes científicos e ampliam suas capacidades de análise crítica e de entendimento sobre os diferentes pontos de vista.

Autonomia

Embora a autonomia seja incentivada desde a Educação Infantil, no Ensino Fundamental 2 ela passa a ser ainda mais estimulada.

Com a ampliação de capacidades intelectuais e cognitivas, bem como sociais e afetivas, os estudantes têm maior condição de protagonizarem os seus estudos.

Isso é ainda mais notável quando a escola adota metodologias ativas, como ocorre na Escola Mais. Em nossa escola, os estudantes têm acesso a uma metodologia inovadora que os ajuda a se tornarem mais autônomos e responsáveis em relação aos estudos.

Além disso, a oferta do ensino integral promove uma formação que não se limita aos conteúdos regulares. Com maior tempo de permanência dentro da escola e com diversas opções de atividades extras, os estudantes desenvolvem suas dimensões social, cultural, intelectual, física e emocional.

Ainda mais por não estarem imersas em um ambiente de aprendizagem tradicional, as crianças e adolescentes são provocados a aprenderem de forma mais engajada e significativa.

Dessa maneira, os diferenciais do ensino aliados a metodologias ativas promovem um ensino motivador e de alta qualidade.

Por isso, conheça a metodologia de ensino da Escola Mais e agende a sua visita em uma de nossas unidades.