competencias-socio-emocionais-escola-mais

Competências Socioemocionais: quais são e qual a importância

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) — documento do MEC, norteia e normatiza a Educação no Brasil. Aprovada em 2017, com implementação iniciada em 2019 em todo o Brasil, declarou que todas as escolas devem contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.

Diante dessa decisão, é essencial que tanto as escolas quanto os responsáveis por alunos conheçam mais sobre a educação socioemocional. Assim, encontramos juntos o melhor caminho de como trabalhar tais competências na escola.

Neste artigo explicaremos a você, responsável por crianças, adolescentes e/ou jovens em idade escolar:

• o que são competências socioemocionais;
  • quais são as competências socioemocionais apontadas pela BNCC;
  • e porque é tão importante desenvolvê-las.

Vamos lá?

O que são competências socioemocionais

Basicamente, são um conjunto de capacidades ligadas ao sentir e expressar as emoções que a pessoa possui ou sente momentaneamente.

Essas competências expressam-se em padrões de pensamentos, sentimentos e comportamentos e o seu desenvolvimento influencia a forma como o indivíduo interage em dois aspectos: emocional e social.

Segundo a BNCC, os estudantes precisam ser capazes de:

• Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana. Reconhecem, assim, suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas;

• Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos. Esse processo ocorre com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza;

• Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

As competências socioemocionais guiarão o aprendizado prático de crianças e jovens em relação às atitudes e habilidades de uso cotidiano no convívio em sociedade.

Porque é tão importante desenvolver competências socioemocionais

A sociedade contemporânea e pós-modernizada enxerga a importância de desenvolver soft skills, a exemplo da inteligência emocional. Essa é uma das consequências do nosso mundo cada vez mais globalizado, conectado e tecnologizado, mas também “líquido”.

É essencial prepararmos nossas crianças e jovens para serem adultos capazes de lidar com sagacidade em emoções como: ansiedade, estresse e dificuldade de concentração, sentimentos que infelizmente fazem parte da vida de muitos estudantes.

Ao aprenderem a lidar com suas próprias emoções, as crianças e jovens não desenvolvem somente a capacidade de selecionar informações e processá-las com senso crítico para tomar decisões e resolver problemas de maneira criativa. Eles também capacitam-se a lidar com as emoções (próprias e dos outros) e a trabalhar em equipe harmoniosamente.

Além disso, percebemos um impacto positivo na absorção do conhecimento e é possível reduzir casos de indisciplina tanto na escola quanto em casa. As competências socioemocionais influenciam a vida de forma integral.

Quais são as competências socioemocionais?

Baseada nas competências socioemocionais sugeridas e trabalhadas pela CASEL, a BNCC lista cinco competências socioemocionais, relacionadas diretamente às diretrizes da educação básica no Brasil. Essas devem ser trabalhadas com todas as crianças e jovens, desde o Ensino Fundamental. São elas:

• autoconsciência;
  • autogestão;
  • consciência Social;
  • habilidades de Relacionamento;
  • tomada de decisão Responsável.

Gostou de conhecer as competências socioemocionais big five? Agora entenda como trabalhá-las!

Como trabalhar as competências socioemocionais na escola

Na Escola Mais, nós ajudamos nossos alunos a desenvolver essas competências oferecendo a eles e a seus responsáveis tempo de qualidade na escola, por meio do ensino integral.

Nossas estratégias pedagógicas favorecem, e muito, o desenvolvimento socioemocional dos alunos. Baseada em metodologias ativas como sala de aula invertida, nossas práticas vão além da sala de aula.

Inserimos cada estudante em aprendizado com mão na massa, em espaços como o Makerlab. Também incentivamos a busca pelo conhecimento com os estudos individuais e mentorias.

Assim, nas 8 horas em que o estudante está na escola, ele tem acesso a todos os diferenciais do ensino integral como, por exemplo, aproveitar de nossa infraestrutura em sua totalidade, podendo alimentar-se na escola e ter acesso a espaços com equipamentos de última geração a sua disposição.

Está em busca de uma escola que prepare seus estudantes para o futuro? Então conheça a Metodologia de Ensino da Escola Mais! É mais educação, mais inovação, mais qualidade.