Qual a importância da inteligência emocional na educação?

A inteligência emocional na educação tem o objetivo de ensinar o aluno a desenvolver a capacidade de reconhecer, entender e gerenciar as próprias emoções, bem como as emoções dos outros ao seu redor.

Para isso, é necessária uma combinação de diversas competências socioemocionais, como autocontrole, empatia, responsabilidade, entre outras.

Essa inteligência permite que o aluno construa relacionamentos saudáveis, ao conseguir entender as emoções e se comunicar de forma clara e eficaz com colegas, professores e familiares.

Além disso, também pode ajudar o aluno a lidar melhor com os desafios do ambiente escolar e a tomar decisões mais conscientes, tornando-o protagonista do próprio aprendizado.

Desenvolver a inteligência emocional requer prática e autodisciplina no dia a dia escolar, mas é uma habilidade que pode trazer muitos benefícios para a vida pessoal, acadêmica e profissional do estudante. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Objetivos da educação emocional

A inteligência emocional na educação pode ser desenvolvida por meio da educação socioemocional, abordagem pedagógica que vai além do desenvolvimento das habilidades cognitivas.

Veja, a seguir, alguns dos principais objetivos dessa prática.

Estimular o autoconhecimento e a automotivação

Para o aluno entender as suas emoções e as dos outros, é importante praticar o autoconhecimento. Afinal, só podemos lidar com os desafios quando entendemos e nomeamos o que estamos sentindo. Porém, esse processo precisa de motivação.

A motivação instiga o aluno a se entender, bem como compreender como construir relacionamentos saudáveis. Essas duas habilidades podem ser desenvolvidas por meio da inteligência emocional na educação.

Desenvolver habilidades socioemocionais

Diversas habilidades socioemocionais podem ser desenvolvidas com a inteligência emocional. Entre elas está a empatia, que se relaciona com a capacidade de se colocar no lugar do outro, por meio da compreensão dos sentimentos e perspectivas diferentes.

A empatia é uma importante aliada no combate ao bullying, por exemplo, pois alguns casos podem estar relacionados a problemas emocionais e sociais, como desrespeito ao outro, discriminação e preconceito, principalmente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Criar consciência social

A consciência social é uma das competências socioemocionais abordadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Segundo a BNCC, a consciência social envolve a capacidade de compreender e respeitar as diferenças, valorizar a diversidade e atuar positivamente na sociedade.

A BNCC estabelece que a consciência social deve ser desenvolvida ao longo de toda a educação básica, por meio de atividades e práticas pedagógicas que promovam a inteligência emocional na educação.

Educação emocional e ambiente escolar

A seguir, entenda outros benefícios da educação emocional na escola e como elas podem agregar na vida do aluno.

Promoção do bem-estar emocional

O clima escolar reflete a sociedade, que atualmente é cheia de desafios. Por isso, é importante manter o ambiente escolar saudável, para os alunos entenderem como um espaço seguro, onde podem se desenvolver plenamente.

Com a educação socioemocional, é possível promover o bem-estar emocional, fundamental para o desenvolvimento integral do aluno. As escolas devem criar um ambiente seguro e acolhedor, livre de julgamentos dos sentimentos e emoções. Os estudantes devem ser encorajados diariamente a serem respeitosos com os colegas e professores.

Educação inclusiva e respeito à diversidade

A educação inclusiva não beneficia apenas os alunos com deficiência, mas também ajuda a criar uma cultura de respeito, em que todos os alunos aprendem juntos e se beneficiam da diversidade.

Além disso, a educação inclusiva ajuda a combater o preconceito e a discriminação, preparando os estudantes para uma sociedade mais justa e igualitária — todas essas habilidades podem ser desenvolvidas com inteligência emocional na educação.

Inteligência emocional na escola em período integral

Com oito unidades espalhadas por São Paulo, a Escola Mais se orgulha em promover uma educação socioemocional com ensino em período  integral para alunos do Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Confira os benefícios para os estudantes:

• O período integral escolar oferece mais tempo para os alunos se relacionarem entre si e com os professores, o que pode ajudar a fortalecer as relações interpessoais;
  • Disponibilidade de diversas atividades educacionais, sociais e culturais, que podem ajudar os alunos a desenvolver habilidades socioemocionais;
  • O período integral pode ajudar a reduzir o tempo ocioso dos alunos, contribuindo para a prevenção de problemas emocionais e comportamentais, como depressão e bullying.

Acesse o site da Escola Mais e conheça os diferenciais da rede de ensino.