Sentimentos na Educação Infantil

Sentimentos na Educação Infantil: importância e como desenvolver

A educação infantil constrói a base de conhecimentos e aprendizados para o futuro. E é onde se inicia a construção da base socioemocional das crianças, ajudando-as a se descobrirem como indivíduos e preparando-as para o convívio em sociedade. Neste período se desenvolvem os sentimentos na educação infantil.

A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) declarou que as escolas precisam contemplar as competências socioemocionais em seus currículos.

Se você quer entender a importância de trabalhar os sentimentos na educação infantil, leia este artigo até o final!

A importância de trabalhar os sentimentos na educação infantil

Embora os sentimentos e emoções façam parte da vida, identificá-los e demonstrá-los de forma adequada nem sempre são tarefas simples para as crianças, principalmente durante os ciclos do ensino fundamental 1 e 2.

O aumento do convívio com outras crianças e a criação de uma nova rotina são exemplos de fatores que requerem um período de adaptação durante a educação infantil.

Isso torna muito importante todo o cuidado com os sentimentos nessa fase. Muitas vezes a criança ainda está descobrindo suas emoções, como lidar com elas e como expressá-las e, por isso, ela precisa de suporte para desenvolver.

O auxílio da escola se torna essencial para que a criança aprenda a gerenciar seus sentimentos de forma saudável, sendo um processo extremamente benéfico para a sua saúde mental e o sucesso no convívio social por toda a vida.

Como trabalhar as emoções das crianças?

Lidar com os sentimentos na educação infantil nem sempre é simples para a escola e para os responsáveis, mas existem caminhos que podem tornar esse processo mais leve para todos, especialmente para as crianças.

Os estímulos emocionais podem vir de diversos motivos e acontecimentos, tanto internos como também externos. Na Escola Mais, promovem-se atividades sobre autonomia, sentimentos e emoções a partir do ensino fundamental Iensino fundamental II.

A escola entende que é um ambiente de desenvolvimento primordial para os nossos alunos. Por isso, além da matriz de conhecimentos, adota um progresso de competências no qual  a criança e o adolescente aprende a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

Atividades sobre sentimentos e emoções na Educação Infantil

Existem muitas formas de trabalhar os sentimentos e emoções na educação infantil. Seja na escola ou em casa, as atividades como contação de histórias, brincadeiras lúdicas, conversas e até mesmo filmes são atividades que podem ajudar a criança a pensar e questionar sobre seus sentimentos e emoções.

Como criar uma criança autônoma?

O desenvolvimento socioemocional alcançado pelo autoconhecimento é um fator essencial para desenvolver a autonomia nas crianças.

Esse trabalho precisa ser desenvolvido com qualidade também na escola, afinal, muitas vezes a criança tem um contato maior com seus sentimentos e emoções no ambiente escolar.

Por isso, em todas as unidades escolares da Escola Mais separamos as atividades entre o Período Pedagógico e no contraperíodo

No primeiro, os alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 recebem as aulas tradicionais, da matriz escolar. No segundo, eles participam de outras atividades guiadas pelos educadores, promovendo e valorizando a autonomia de cada estudante.

Assim, os alunos aprendem e se desenvolvem por meio de diferentes estratégias pedagógicas. Eles não só estudam, mas pesquisam, exploram e produzem individual e coletivamente o conhecimento, sempre com a mediação e acompanhamento de nossos professores.

Navegue pelo nosso site e conheça nossas unidades escolares e todos os diferenciais da Escola Mais para a educação do seu filho!