professora-escola-mais

Aprendizagem colaborativa: fortalecendo a parceria aluno-professor

A aprendizagem colaborativa promove a interação entre os alunos para a construção conjunta do conhecimento. Essa ação, aprimora os aspectos do ensino tradicional para os estudantes trabalharem em grupos, compartilhando ideias e habilidades.

Nesse processo, eles assumem responsabilidades junto aos colegas e se tornam protagonistas dos conhecimentos adquiridos. Já o professor, tem o papel de facilitador da aprendizagem e de criar um ambiente seguro e inclusivo para esse processo.

Nesse sentido, a implementação dessa abordagem em escolas de período integral potencializa os benefícios para os alunos. Quer entender melhor? Continue a leitura!

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que prioriza a interação entre os integrantes da turma para promover a construção de conhecimento, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para diversas dimensões formativas do aluno.

Nesse modelo de educação inovadora, os estudantes trabalham em grupos ou equipes, compartilhando ideias, discutindo conceitos e colaborando para alcançar objetivos de aprendizagem comuns.

Esse processo acontece enriquecendo o ensino tradicional, colocando o aluno como o papel central na construção do conhecimento e o professor como aliado do desenvolvimento.

Para a aprendizagem colaborativa ser efetiva, é fundamental haver uma construção que eleve a relação de confiança e troca mútua entre educador e os estudantes.

O papel do aluno na aprendizagem colaborativa

Na aprendizagem colaborativa, o papel ativo do aluno é fundamental para o sucesso, diferindo do lugar atribuído a ele na educação puramente tradicional. Em primeiro lugar, ele passa a ser visto como protagonista do próprio processo de aprendizagem, com maior responsabilidade pelo seu desenvolvimento acadêmico e socioemocional.

Além disso, pode auxiliar também  no aprendizado entre os colegas. Para isso, é necessário a troca de ideias, conhecimentos e perspectivas para contribuir com a diversidade e a riqueza durante as discussões em grupo e realizações das atividades.

Isso porque ao explicar conceitos e resolver problemas em conjunto, o aluno fortalece sua compreensão e habilidades, ao mesmo tempo em que auxilia os colegas a se desenvolverem tanto ao nível acadêmico quanto ao socioemocional (e vice-versa).

Na aprendizagem colaborativa, o aluno desenvolve habilidades socioemocionais essenciais, como:

• aprender a se comunicar de maneira clara;
  • ouvir atentamente as contribuições dos outros;
  • expressar suas próprias ideias.

Essas características são valiosas não apenas no ambiente acadêmico, mas também na vida pessoal e no mercado de trabalho.

O papel do professor como facilitador

Na aprendizagem colaborativa, o professor é o responsável por planejar e organizar atividades colaborativas que estimulem a autonomia e a participação ativa da turma. Isso envolve a definição de objetivos de aprendizagem, escolha de estratégias e recursos didáticos, bem como a criação de um ambiente propício ao diálogo e feedback construtivo.

Além disso, o educador é responsável por criar um ambiente de aprendizagem seguro, inclusivo e respeitoso, onde os alunos se sintam encorajados a expressar suas ideias e opiniões. Ele precisa promover a igualdade de participação, valorizando as diferentes perspectivas e experiências dos estudantes.

Práticas colaborativas na sala de aula

Existem algumas práticas colaborativas que fortalecem a construção do conhecimento e aprimora a jornada dos estudantes em sala de aula, são elas:

• Sala de aula invertida;
  • Projetos em grupo;
  • Discussões em sala de aula;
  • Aprendizagem Baseada em Resolução de Problemas;
  • Aprendizagem Baseada em Equipes;
  • Ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Educação empreendedora.

Aprendizagem colaborativa na escola em período integral

A implementação da aprendizagem colaborativa em escolas em período integral potencializa os benefícios para os alunos. Isso porque ao adotar essa prática, os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente do processo de aprendizagem em diferentes momentos do dia.

Nesse sentido, as metodologias ativas, que envolvem a participação dos alunos, se tornam ainda mais eficazes, ao promoverem a autonomia, a criatividade, o empoderamento e o pensamento crítico, tanto nas atividades, quanto nas interações.

Além disso, as ações de integração na escola em tempo integral podem ser fortalecidas pela aprendizagem colaborativa, pois os alunos têm a chance de construir relações interpessoais saudáveis e desenvolver habilidades socioemocionais.

Nesse movimento, os estudantes têm o tempo disponível para se engajar em atividades colaborativas, aproveitando ao máximo o período estendido.

Os alunos da Escola Mais recebem a metodologia de ensino aplicada que prioriza a colaboração entre os alunos em todos os níveis educacionais, seja no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II ou Ensino Médio.

Acesse o site da Escola Mais e conheça todos os nossos diferenciais!