sala-de-aula-escola-mais

Sala de Aula Invertida

O avanço da internet e da tecnologia vem mudando completamente a forma como nós temos acesso às informações e ao conhecimento de que precisamos. Isso tem afetado também a relação entre ensino e aprendizagem, proporcionando o surgimento de metodologias ativas e inovadoras de ensino, como a sala de aula invertida.

Indo além de usar tecnologia nas aulas, escolas que aplicam o conceito de sala de aula invertida conduzem seus estudantes ao centro do seu processo de ensino, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado.

Preparamos este conteúdo para que você entenda o que é sala de aula invertida e como essa metodologia tem se tornado uma grande aliada para responsáveis que buscam educação de qualidade. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas!

O que é sala aula invertida?

Também conhecida como “flipped classroom”, é uma metodologia de ensino que inverte a organização tradicional. O aluno tem um momento de aprendizagem no salão de estudos, que antecede o horário oficial de aula. Ele vê conteúdos previstos no seu roteiro de estudos, trabalha seu protagonismo na hora de aprender e explorar as diferentes áreas de conhecimento com auxílio de um monitor.

Após esse momento, ele vai para a sala de aula , já cheio de informações aprendidas no roteiro de estudos e tem muitas mais dúvidas para tirar com o professor. Esse método, faz com que as aulas sejam muito mais interessantes, dinâmicas e participativas. Mas isso não quer dizer que sala de aula invertida é o mesmo que homeschooling. Ela incentiva uma transformação no ponto de interação entre professor e aluno, fazendo com que o professor seja o mediador das discussões e construção de conhecimentos, enquanto o aluno mantém um papel ativo no seu processo de aprendizado.

Por que utilizar a sala de aula invertida?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a sociedade exigirá cada vez mais dos indivíduos habilidades como:

• aprendizagem ativa;
  • pensamento analítico;
  • inteligência emocional;
  • pensamento crítico;
  • resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

O uso da sala de aula invertida na prática dá aos estudantes a autonomia necessária para aprimorarem essas e muitas outras habilidades.

Ela possibilita que o aluno desenvolva responsabilidade para buscar informações relativas ao conteúdo da aula, assim como criatividade para reorganizar e apresentar o conteúdo assimilado para os colegas e autoconfiança para expor suas dúvidas ao professor.

Além disso, a aplicação do método traz uma série de benefícios para as aulas, como:

• alunos mais participativos;
  • otimização do uso do tempo de aula;
  • ensino personalizado para cada aluno;
  • aprimoramento da didática;
  • engajamento dos alunos com dificuldades;
  • melhoria no desempenho dos alunos.

Método de ensino Escola Mais

Aqui, na Escola Mais, utilizamos diversas estratégias pedagógicas para que os alunos estejam sempre ativos no processo de aprendizagem, e a sala de aula invertida faz parte da nossa metodologia de ensino para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Temos um olhar integral para a educação dos nossos alunos, que vai além de passar informações: visa preparar o estudante para trabalhar em equipe, assumir um papel de liderança e lidar com situações reais da vida em sociedade.

Por isso, nosso ensino é em período integral. Ao longo das oito horas diárias em que o aluno permanece na escola, além da sala de aula, ele frequenta o Espaço Maker, onde acontece o aprendizado na prática, e o salão de estudos, onde ele aprende a estudar e buscar conhecimento, com a orientação de um professor.

Nosso compromisso também é com você, responsável por estudantes, que quer entender como potencializar sua educação. Por isso, preparamos uma série de materiais no blog da Nossa Escola Mais, em que abordamos diversos assuntos da pedagogia. Acesse e confira!