Três estudantes sentadas conversando na escola

Inteligência emocional na escola: qual a importância e como trabalhar essa habilidade no ambiente escolar?

Em um mundo repleto de desafios, devemos ir além do ensino tradicional para preparar os estudantes da maneira que a sociedade precisa. Por isso, é preciso trabalhar a inteligência emocional na escola.

Reconhecer as próprias emoções e agir de maneira racional e positiva diante das situações, são habilidades que os alunos podem desenvolver e assim impactar positivamente no seu rendimento acadêmico.

Continue a leitura e entenda melhor o tema!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional  é uma habilidade que envolve a capacidade de reconhecer, compreender e gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, no contexto educacional.

Com isso, o indivíduo consegue utilizar as emoções de forma consciente e adaptativa para guiar o pensamento e o comportamento frente a diversas situações.

O conceito de inteligência emocional foi introduzido pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer em 1990, mas foi popularizado pelo pesquisador e também psicólogo Daniel Goleman, no livro “Inteligência Emocional”, publicado em 1995.

Por que a inteligência emocional é essencial no ambiente escolar?

A inteligência emocional pode ser desenvolvida e aplicada em diversos contextos, inclusive na escola. Afinal, facilita o desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais importantes, como a empatia, a comunicação não violenta e a resolução pacífica de conflitos, em um ambiente permeado de interações sociais.

Essas habilidades são fundamentais para estabelecer relacionamentos saudáveis e positivos com colegas, professores e outros colaboradores da escola, criando um ambiente educacional acolhedor para todos.

Além disso, a inteligência emocional na escola tem um impacto no desempenho acadêmico do aluno. Quando os estudantes conseguem reconhecer e gerenciar suas emoções, eles tendem a ter uma maior capacidade de concentração e motivação diante dos desafios acadêmicos, como as avaliações escolares e a pressão do vestibular no Ensino Médio.

A inteligência emocional também auxilia o aluno a enxergar as frustrações como oportunidades de aprendizado. Eles são incentivados a refletir sobre suas experiências, identificar pontos de melhoria e ajustar seus métodos de estudos. Isso fortalece a resiliência emocional, pois os estudantes aprendem a se adaptar às dificuldades encontradas na escola, e assim refletem sobre como eles lidarão com os empecilhos na sociedade.

Estratégias práticas para promover a inteligência emocional nas escolas

Implementar programas pedagógicos de educação socioemocional é uma das estratégias para a promoção da inteligência emocional na escola, podendo ser colocada em prática desde o Ensino Fundamental I e o Ensino Fundamental II.

Geralmente, esses programas oferecem um currículo estruturado que ensina aos alunos habilidades específicas, como reconhecimento de emoções, autorregulação, empatia e outras habilidades sociais. Os programas podem incluir atividades práticas, como jogos e projetos colaborativos que auxiliam os estudantes a aplicarem as habilidades aprendidas em situações reais.

Além disso, em vez de tratar a inteligência emocional como uma área isolada de estudo, pode ser integrada em todas as disciplinas do currículo escolar. Os professores podem incorporar atividades e discussões que envolvam a identificação e a expressão de emoções em diferentes contextos educacionais.

Construindo empatia e habilidades sociais por meio da inteligência emocional

De acordo com Goleman, a empatia é um dos pilares da inteligência emocional, afinal, não há como entender as emoções de terceiros sem antes enxergar sob o ponto de vista do outro. O desenvolvimento da empatia pode ser feita por meio das seguintes ações:

• Desenvolvimento da capacidade de se colocar no lugar do outro;
  • Promoção da empatia e da compreensão nas interações sociais;
  • Fomento de habilidades de comunicação assertiva e resolução de conflitos.

Inteligência emocional na escola em período integral

A implementação de metodologias ativas e uma abordagem de desenvolvimento socioemocional são fundamentais para promover a inteligência emocional em escolas em tempo integral. Ao adotar metodologias inovadoras, que incentivam a participação ativa do aluno no próprio processo de aprendizagem, ele é encorajado a expressar emoções, estimular a autoestima, respeitar o outro e tomar decisões responsáveis.

Por causa disso, a Escola Mais entende que o desenvolvimento da inteligência emocional na grade curricular é essencial para formar cidadãos críticos, capazes de superar os desafios do século XXI de maneira saudável e respeitosa consigo e com o mundo.

As atividades e projetos são pensados para fortalecer os laços sociais, reduzir a ansiedade na rotina e promover o bem-estar emocional, facilitando aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes ao longo do período em que eles ficam na escola.

Acesse o site da Escola Mais e conheça todos os nossos diferenciais!