estudantes-escola-mais

Acolhimento escolar: construindo ambientes positivos na escola em período integral

O acolhimento escolar é fundamental para garantir um ambiente educativo saudável e seguro para os alunos, professores e demais colaboradores. Além disso, pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, especialmente em crianças que enfrentam dificuldades em se adaptar ao ambiente escolar, ou adolescentes com questões interpessoais.

Entenda abaixo a importância do acolhimento escolar e como construir ambientes estudantis saudáveis para alunos e professores. Boa leitura!

O que é acolhimento nas escolas?

O acolhimento escolar é um conjunto de práticas que visa criar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo para alunos, professores, funcionários e familiares. Esse processo pode ocorrer em diferentes momentos, desde a chegada do aluno na instituição até em desafios ao longo dos anos letivos.

Bem-estar emocional e desenvolvimento socioemocional

Uma das práticas do acolhimento escolar é cuidar do bem-estar do aluno, ou seja, ajudá-lo com a capacidade de lidar com as próprias emoções, reconhecê-las e expressá-las construtivamente. Isso pode ser feito da Educação Infantil e Ensino Fundamental I até o Ensino Médio.

Por ser um ambiente onde os alunos passam parte significativa do tempo, a escola é um espaço importante para promover a saúde mental e emocional. Além disso, um ambiente escolar acolhedor, e que proporciona o conforto emocional, também beneficia professores, funcionários e familiares que frequentam a escola.

Ambiente inclusivo e respeito à diversidade

O respeito à diversidade é essencial para evitar casos como bullying e discriminação. Nesse sentido, o acolhimento escolar faz-se necessário para tornar a instituição de ensino atuante na educação inclusiva, que valoriza e promove a igualdade para todos os alunos.

Esse ambiente deve ser construído com base em valores como a empatia, o respeito, a tolerância e a valorização das diferenças, habilidades que podem ser desenvolvidas por meio da educação socioemocional.

Apoio às famílias e comunidade escolar

O acolhimento escolar não deve ser feito apenas para os alunos, pois a comunidade escolar é composta por outros membros importantes para o sucesso do ensino-aprendizagem, como as famílias.

Nesse sentido, torna-se importante promover ações de acolhimento e bem-estar também para essas pessoas. Afinal, elas são fundamentais e responsáveis por promover um ambiente educacional acolhedor, seguro, em que os alunos possam aprender, crescer e se desenvolver de forma saudável e equilibrada, em todas as dimensões formativas.

Estratégias para promover o acolhimento escolar

Conheça abaixo algumas estratégias que cultivam e proporcionam o acolhimento escolar com inclusão, qualidade e efetividade.

• Agir com sensibilidade e empatia nas relações interpessoais;
  • Oferecer orientação e apoio emocional aos alunos e familiares;
  • Estimular o combate ao bullying;
  • Implementar na educação o desenvolvimento de competências socioemocionais
  • Ter espaços de conforto e segurança emocional;
  • Envolver a comunidade em projetos escolares;
  • Utilizar práticas pedagógicas inclusivas e de respeito à diversidade;
  • Adotar comunicação assertiva e ambiente educacional positivo.

Acolhimento escolar em período integral

O acolhimento escolar é ainda mais importante nas escolas que atuam em período integral, pelos alunos passarem a maior parte do dia no ambiente de ensino. Em vista disso, a escola tem a oportunidade de promover atividades que desenvolvam o lado emocional e social dos estudantes, além das aulas regulares.

Para isso, é importante ter uma cultura escolar que se dedique na criação de um ambiente acolhedor aos estudantes. Isso pode ser feito por meio da criação de espaços aconchegantes, como as salas de atendimento, onde os alunos podem tirar dúvidas e compartilhar desafios.

Além disso, as atividades extracurriculares são uma excelente maneira de promover o acolhimento escolar e tempo de qualidade, ao permitirem que os alunos explorem seus interesses e se envolvam em atividades importantes para eles, os tornando protagonistas do aprendizado. Também é uma forma deles conectarem-se com outros alunos e com os professores fora da sala de aula, ampliando as relações e habilidades de convívio.

Você acabou de conhecer alguns dos pilares do acolhimento escolar, assunto que é de muitíssima relevância para Escola Mais. A instituição de ensino nasceu com o propósito de oferecer uma educação de alta qualidade em diversas esferas.

Temos uma metodologia própria de ensino, inspirada em referências reconhecidas e comprovadas, com práticas escolares inovadoras, focadas no desenvolvimento da autonomia e das habilidades socioemocionais. Nossas unidades escolares em São Paulo disponibilizam turmas do Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Acesse o site da Escola Mais, conheça a metodologia inovadora e todos os diferenciais da instituição de ensino que se preocupa com o presente e o futuro do aluno.