Desenvolvimento Infantil

Desenvolvimento infantil: o que é, quais as fases e como proporcionar o desenvolvimento da criança

O desenvolvimento infantil começa desde o nascimento e vai até a pré-adolescência, refletindo grandiosamente na vida adulta.

No período inicial da evolução, o indivíduo passa pelas principais mudanças em todas as dimensões, sejam físicas, cognitivas ou emocionais, sendo o momento primordial para um planejamento pedagógico de qualidade.

Devido à importância dessa etapa, é necessário tornar esse desenvolvimento o mais saudável possível. Entenda mais sobre o assunto neste post!

O que é desenvolvimento infantil?

O desenvolvimento infantil refere-se ao processo de mudança que ocorre desde o nascimento até por volta dos 11 anos, em que acontecem  evoluções no campo físico, cognitivo, emocional e social. Fatores genéticos e ambientais, incluindo a alimentação fornecida e a exposição a diferentes estímulos, podem afetar a aquisição dessas habilidades.

Segundo estudos científicos do Fundo de Emergência Internacional para Crianças das Nações Unidas (Unicef), as primeiras experiências vividas na infância, bem como intervenções e serviços de qualidade ofertados, estabelecem a base do desenvolvimento infantil.

Além disso, é nessa etapa que a criança é inserida no ambiente escolar, onde convive diariamente com diferentes tipos de pessoas, como os primeiros colegas de classe e adultos fora do seu núcleo familiar. Por isso, o ambiente educacional tem papel importante para um bom desenvolvimento infantil.

Durante os anos iniciais da Educação Infantil, o cérebro da criança tem capacidade de realizar milhares de conexões em um curto espaço de tempo. Por causa disso, o desenvolvimento infantil ocorrido nesse período contribui para a aprendizagem adquirida ao longo da vida.

Quais as fases do desenvolvimento infantil?

Existem diferentes maneiras de classificar as fases do desenvolvimento infantil, mas todas elas envolvem mudanças significativas no desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social da criança. Veja a seguir.

Nascimento ao primeiro ano de vida

É marcado por diversas adaptações, pois, para o bebê, tudo ao seu redor é totalmente desconhecido. Além disso, até os dois anos, a criança passa pelo desenvolvimento motor, em que  estimula reflexos, coordenação motora e a comunicação.

Primeiro ao quarto ano de vida

A imaginação é altamente desenvolvida nesse período, proporcionando que a criança veja o mundo com muita criatividade e curiosidade. É nessa etapa que a maturidade emocional começa a aflorar, fazendo com que as emoções próprias e de terceiros sejam sentidas de maneira intensa.

Além disso, os pequenos começam a ganhar autonomia e independência sobre determinadas tarefas, adquirindo habilidades que devem ser estimuladas ao longo das próximas fases. Eles também iniciam a trajetória escolar (pré-escola), que pode proporcionar mudanças no comportamento.

Quarto ao sexto ano de vida

Nesse estágio do desenvolvimento infantil, a criança tem a capacidade de observação aprimorada, conseguindo aprender rapidamente com o comportamento de pessoas ao seu redor. A coordenação motora é elevada, facilitando a escrita das primeiras palavras durante a alfabetização.

A escola contribui fortemente para o desenvolvimento de habilidades cognitivas mais avançadas, como a linguagem, a memória e o pensamento crítico. Por isso, é na fase do Ensino Fundamental I (ciclo que já atendemos na Escola Mais) que se inicia a alfabetização e a introdução à matemática.

Sexto ao décimo primeiro ano de vida

O entendimento das emoções e sentimentos se intensifica, e as crianças podem ter dificuldade para lidar com eles. É comum surgirem interesses por esportes, videogame e outros hobbys, fundamentais para incentivar o trabalho em equipe e a socialização.

Essa etapa é muito impactada pela escola, principalmente na transição entre a infância e a pré-adolescência. A partir dos 11 anos a criança passa para o Ensino Fundamental II, fase que antecede o último ciclo básico da educação, o Ensino Médio.

Como proporcionar um desenvolvimento infantil saudável?

Há muitas maneiras de fornecer um ambiente adequado e enriquecedor para o desenvolvimento infantil. Confira algumas dicas!

Proporcione um ambiente seguro e saudável

Crianças precisam de segurança e um ambiente saudável para se desenvolver. Isso inclui um espaço limpo e organizado, brinquedos seguros e bem conservados, atividades com um suporte (de um educador, caso aconteça na escola) e acompanhadas, e uma alimentação balanceada, bem como a convivência com pessoas empáticas e não violentas.

Interaja com a criança

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para apoiar o desenvolvimento infantil é interagir com a criança. Isso pode incluir conversas, jogos, brincadeiras e leituras, por exemplo. A interação ajuda a criança a cultivar habilidades sociais e cognitivas, sobretudo quando feita em grupo.

Forneça um ambiente educacional saudável

Como citado neste texto, o desenvolvimento infantil é impactado pelo ambiente educacional. Por isso, a escola precisa proporcionar ferramentas para a criança alcançar todo o potencial desse período, por meio do uso de abordagens pedagógicas que estimulem a autonomia, a criatividade e as habilidades socioemocionais.

Escola Mais: desenvolvimento da autonomia na escola

Por entender que o desenvolvimento infantil é crucial nos primeiros anos de vida escolar, as unidades da Escola Mais oferecem salas equipadas e recursos tecnológicos e pedagógicos de qualidade, para estimular a aprendizagem do aluno com autonomia, organização e responsabilidade.

Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e conquista o papel de protagonista do próprio aprendizado, favorecendo o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para toda a vida.

Quer entender como a Escola Mais auxilia no desenvolvimento infantil saudável? Acesse o site e conheça!