tecnologia na educação

Tecnologia na Educação: como utilizar a tecnologia a favor do desenvolvimento

Você já ouviu falar sobre conceitos como ensino híbrido, personalização e tecnologia na educação? Todos eles são conceitos que propõem a implementação de sistemas e processos que injetam inovação na educação, e todos têm em comum o uso da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

É inegável que a tecnologia se mostrou uma forte aliada da educação, tendo crescimento exponencial nos últimos anos. Mas, no artigo de hoje, vamos te mostrar como o uso da tecnologia na educação não se restringe apenas às aulas online e traz muitos benefícios para escola, família e aluno.

Vamos lá?

Quais os tipos de tecnologia aplicados na educação?

Desde o uso de projetores, tablets e computadores nas salas de aula e demais espaços do ambiente escolar, são inúmeras as possibilidades de aplicação da tecnologia na educação para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Alguns exemplos a serem mencionados, temos:

• plataformas e sistemas de ensino;
  • aparelho de multimídia;
  • ambientes virtuais imersivos (realidade virtual);
  • armazenamento de atividades em nuvem.

A implementação dessas tecnologias, sem dúvida alguma ajuda muito o trabalho dos professores, o desempenho dos alunos e a comunicação entre escola e família.

Na Escola Mais, os alunos são expostos ao uso equilibrado de tecnologia desde o ensino fundamental I, seja com o uso de sistema de som e projetores na sala de aula até as atividades dos projetos no laboratório “mão na massa”, por exemplo.

O uso de tecnologia no processo de aprendizagem se estende e se fortalece durante o ensino fundamental II e ensino médio, sempre com o cuidado de manter um equilíbrio saudável de acordo com cada ciclo de aprendizado dos alunos.

Quais os benefícios da tecnologia na educação?

Os avanços da tecnologia trouxeram e continuam trazendo inúmeros benefícios para o cotidiano, agora também é possível perceber os benefícios para a educação e os sistemas de ensino.

Além da personalização do ensino, possibilitada por recursos tecnológicos, há benefícios como:

• aulas mais dinâmicas, interativas e interessantes;
  • maior engajamento e comunicação entre alunos e professores;
  • maior estímulo à autonomia dos estudantes na busca pelo conhecimento;
  • otimização do tempo de aula.

Como a Escola Mais implementa tecnologia na educação

A Escola Mais valoriza a inovação na educação com metodologia própria de ensino e também pelo uso da tecnologia, começando pelo site, onde você pode fazer um tour virtual em todas as unidades escolares da Escola Mais.

Nas unidades escolares, é desenvolvido material próprio pela equipe pedagógica e incorporamos variados recursos e tecnologias para potencializar o aprendizado.

Além disso, a partir do 6º ano, cada estudante recebe um Chromebook integrado à plataforma Canvas, para acessar os materiais pedagógicos de maneira supervisionada.

A escola oferece educação que estimula o estudante a ampliar seus horizontes através de uma experiência de aprendizagem desafiadora, baseada no uso intensivo da tecnologia e em metodologias conectadas ao mundo contemporâneo.

Laboratório Maker

O Makerlab é uma forma de desenvolver a criatividade de cada aluno da Escola Mais. Lá, os alunos têm acesso a computadores e aparelhos com tecnologia de ponta para desenvolverem na prática o conteúdo, praticando o inglês durante todas essas atividades, diariamente.

Então, você está procurando por educação de qualidade que prepare seu filho para o presente e para o futuro? Navegue em nosso site e conheça todos os diferenciais da Escola Mais!