orientação escolar

O que é orientação escolar e como funciona essa mentoria

Com a educação tendo cada vez mais necessidades de personalização, ou seja, a necessidade de cada vez mais levar em conta as características, necessidades e personalidade de cada indivíduo, a orientação escolar vem ganhando cada vez mais espaço no processo de ensino e aprendizagem.

Porém, essa ainda não é uma realidade presente em todas as escolas. Por isso, este artigo é para você, que tem crianças e/ou jovens em idade escolar, entenda a importância, como acontece e quais os frutos de uma boa mentoria escolar.

O que é a mentoria escolar?

O conceito de mentoria é amplamente utilizado no mundo dos negócios. Basicamente, é um processo em que uma pessoa com muita experiência em determinada área fornece orientação, suporte e companhia de forma consistente, com o intuito de ajudar outra pessoa a alcançar determinado objetivo naquela mesma área de forma ativa.

Na mentoria escolar acontece o mesmo, só que como orientação educacional. O professor mentor atua primordialmente como uma figura de suporte e motivação, conectando as atividades exercidas com as ambições, os valores e os objetivos pessoais de cada aluno para desenvolvimento.

Na Escola Mais, esse processo acontece com conversas frequentes e individuais, em que o aluno pode expor ao seu professor mentor seus anseios, dificuldades, expectativas e projetos e obter orientação personalizada para as ações.

Qual a importância do acompanhamento de mentoria para o aluno?

A mentoria escolar é muito importante para que alunos e aprendizado sejam elevados ao nível máximo e ótimos resultados sejam obtidos em todos os ciclos escolares, iniciando com o ensino fundamental I e perpassando o ensino fundamental II e o ensino médio.

Na mentoria, o aluno recebe apoio socioemocional, suporte no desenvolvimento de competências pessoais, sociais ou técnicas e promoção da autodeterminação e autonomia em busca da construção do seu próprio futuro.

Assista a este vídeo e veja o que pais, alunos e professores falam sobre a mentoria na Escola Mais.

Quais capacidades o aluno pode desenvolver com a mentoria escolar?

A partir dessa conversa, fica mais fácil direcionar e customizar o ensino de acordo com o que o aluno gosta e visualiza para o seu projeto de vida.

Cada aluno tem sua particularidade, sua personalidade, e é nesse momento da mentoria que percebemos suas limitações e potencialidades. Isso os aproxima e faz com que a aprendizagem se torne mais significativa e prazerosa.

Os alunos e responsáveis da Escola Mais comprovam que com o auxílio da mentoria escolar, o estudante, de acordo com cada ciclo da jornada escolar, ganha mais autoconfiança. Também mostra que com a prática da mentoria, o aluno aprende a se expressar melhor, a pensar mais claramente, a planejar metas e se autogerenciar de forma sadia.

Mentoria Escola Mais

Na Escola Mais, todos os alunos possuem um professor mentor, que por meio de conversas frequentes acompanha o desempenho e tira dúvidas a fim de entender expectativas e alinhar metas e objetivos de cada aluno.

A orientação escolar, ou mentoria, é apenas um dos diferenciais da Escola Mais e faz parte de uma metodologia própria, referência no ensino de crianças e jovens.

Essa metodologia tem como uma de suas bases a construção de relações sólidas e de confiança entre toda a comunidade escolar (envolvendo as famílias, os alunos e a escola).

Procurando por uma escola que prepare seu filho para o futuro? Conheça as unidades escolares da Escola Mais e encontre a unidade mais próxima de você!