alimentacao-escola-mais

Por que é importante oferecer uma alimentação saudável na escola?

Uma das principais preocupações das famílias é como as crianças estão fazendo as refeições durante o período em que estão na escola. Além de ser um hábito fundamental na vida de qualquer pessoa, a alimentação saudável no ambiente escolar é muito importante para o desenvolvimento infantil e nas outras fases de aprendizagem.

No entanto, criar uma dieta equilibrada e agradável ao paladar dos estudantes é um trabalho em conjunto, que envolve não só a escola mas a família dos alunos. Por isso, esse trabalho de parceria entre todos aqueles que fazem parte da rede de apoio dos alunos faz toda a diferença.

Se você está procurando informações sobre hábitos e alimentos saudáveis, e a importância de uma boa alimentação na escola, esse conteúdo é para você.

 

Quais as vantagens de oferecer opções de alimentação saudável na escola?

Existem diversos estudos e depoimentos de especialistas que comprovam o quanto os alimentos saudáveis são benéficos para o desenvolvimento infantil e dos alunos que estão em outras fases de aprendizagem.

Quando a escola oferece aos alunos alimentos nutritivos, saborosos e refeições balanceadas, ela promove um estilo de vida mais saudável desde cedo e que pode ser levado para o dia a dia, fora da sala de aula. Outro ponto importante é a redução e prevenção de doenças como diabetes e obesidade, que têm se tornado mais comuns entre crianças e adolescentes.

“Refeições equilibradas e ricas em nutrientes são primordiais para que o processo de aprendizagem seja de qualidade. Levando esse aspecto em consideração, o cardápio deve ser abrangente, composto por alimentos variados como proteínas, carboidratos, legumes, verduras, grãos, leguminosas e frutas”, disse Cristiane Domingues, nutricionista e gerente de unidade da Sapore S.A.,uma das redes que atendem a Escola Mais.

No caso de estudo e aprendizagem, por exemplo, o estudante que consome alimentos nutritivos têm mais chances de melhorar o foco, o bem-estar e o humor. Uma alimentação balanceada contribui para um meio ambiente mais saudável e sustentável, reduzindo o desperdício, incentivando melhores hábitos e desempenho escolar.

 

Como adotar um programa de alimentação saudável na escola? 

O cuidado com a alimentação de crianças e adolescentes é uma discussão frequente, principalmente no meio da educação. Instituições governamentais, públicas e privadas possuem uma série de medidas e sugestões para que as escolas adotem uma alimentação mais saudável para preservar a saúde e o desempenho dos estudantes. 

O Ministério da Saúde estabeleceu 10 passos para promover a alimentação saudável nas escolas. Veja a seguir: 

alimentacao-saudavel-escola-mais

1.  Trabalhar em conjunto com a comunidade: passar as orientações e incentivar práticas mais saudáveis no dia a dia dos alunos fora da escola.

2. Promoção da saúde: ir além da refeição e inserir esse assunto nas atividades diárias e estimular mais discussões sobre ele.

3. Envolver os responsáveis: a educação alimentar também é responsabilidade da família e ela deve ser envolvida no processo.

4. Contar com profissionais qualificados: com objetivo de oferecer a estrutura para estar de acordo com as regras de segurança alimentar.

5. Controlar a oferta de certos alimentos: garantir que os alimentos com alto teor de açúcares e gorduras sejam cada vez menos presentes nas refeições.

6. Oferecer alimentos mais saudáveis: ao mesmo tempo, ouvir o que os alunos preferem comer também é importante. 

7. Promover o consumo de frutas e verduras: desenvolver atividades e encontrar formas de estimular o consumo pode ser uma boa estratégia.

8. Divulgar opções saudáveis: use estratégias que estimulem essas escolhas entre os alunos e seus familiares. 

9. Apresentar a experiência da alimentação saudável: boas práticas devem ser compartilhadas entre outras instituições de ensino, essa conversa é importante até para trocar informações e vivências.

10. Desenvolver um programa contínuo: estimular os hábitos de uma alimentação saudável, considerando o monitoramento, para acompanhar os resultados dessa iniciativa. 

 

“É importante exercitar um olhar mais afetivo para o alimento. Quando inserimos uma alimentação saudável procuramos mudar o modo como as crianças se relacionam com a comida, promovendo a satisfação e a felicidade. O olhar é mais individualizado. É a experiência de socializar e compartilhar que faz diferença nas competências socioemocionais também”, analisa Karissa Giarola, supervisora de operação da Quitanda, outra rede que atende unidades da Escola Mais, e nutricionista especializada em nutrição materno-infantil.

 

Por que a família é importante para incentivar os alunos a consumirem alimentos saudáveis?

O Guia Alimentar da População Brasileira, publicado em 2014, destaca o quanto é importante a presença da família durante as refeições. Segundo o conteúdo do material, a recomendação é “prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados”. A regra reforça a importância da escolha dos alimentos.

Em todas as fases de aprendizagem, a participação da família na rotina alimentar dos estudantes é importante para estimular hábitos mais saudáveis. Desde a inserção de vitaminas, proteínas na alimentação, até a presença e a socialização na hora de uma refeição. Como destaca Cristiane Domingues, nutricionista e gerente de unidade da Sapore S.A.:

“As crianças aprendem observando, e isso acontece na alimentação. O hábito alimentar da família reflete diretamente nas escolhas da criança. Por isso é fundamental que a alimentação saudável seja uma iniciativa da família. Dessa forma, possibilita o desenvolvimento de um paladar diversificado, o que auxilia no crescimento e desenvolvimento do escolar”, complementa.

Como aparece também no Guia Alimentar da População Brasileira: “sempre que possível, prefira comer em companhia, com familiares, amigos ou colegas de trabalho ou escola”. Outra regra que reforça esse argumento. 

 

 

alimentacao-na-escola-mais

E quando os alunos fazem as refeições na escola?

Quando os alunos fazem essas refeições na escola, esse momento de comer juntos pode ser feito entre os colegas. Essa troca e interatividade se torna um momento de descontração que ainda reforça, pelo hábito, o consumo de frutas, verduras e legumes. Alimentos esses, que poderiam não ser consumidos em casa, por exemplo. 

Mesmo assim, o acompanhamento da família é fundamental, principalmente para monitorar a inserção dessa dieta no dia a dia do estudante. 

 

 

 

Como a Escola Mais reforça a alimentação saudável na rotina dos alunos?

O objetivo é oferecer um serviço de educação de qualidade. Portanto, nós procuramos acompanhar e orientar a família e os alunos dentro e fora do ambiente escolar. Nós acreditamos que o acompanhamento e a conexão entre as duas partes é fundamental para a evolução dos estudantes e do meio em que está inserido.

Neste cenário, nós procuramos atuar de duas formas diferentes:

 

nutri-mais

NutriMais e a alimentação diária dos alunos

 

NutriMais é o programa de alimentação que tem como base oferecer a opção de contratar planos de alimentação mensais ou de refeições avulsas, ambos apoiados pelas empresas Quitanda e Sapore. No cardápio, são oferecidos lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.

 

Com um cardápio saudável, saboroso e desenvolvido com supervisão de nutricionistas e equipes especializadas, nosso foco está no bem-estar e no desempenho didático-pedagógico na escola, além de oferecer toda praticidade para a família.

 

 

 

 

Acompanhamento dos hábitos alimentares de nossos alunos

Existem famílias que preferem enviar a comida de casa e, neste caso, a escola tem o papel de orientar o que trazer para o momento tão aguardado da refeição. Trocar o bolo de chocolate pela fruta, trazer algo novo para experimentar quando possível, e evitar os alimentos ultraprocessados como os salgadinhos e refrigerantes.

“Quanto mais saudável, mais qualidade de vida para os estudantes. Esse suporte nutricional é fundamental e precisa partir tanto da família, quanto das escolas. É um trabalho em conjunto que envolve toda a rede de apoio e, por isso, a equipe de nutricionistas deve acompanhar todas as refeições feitas pelas crianças”, afirma Karissa Giarola, supervisora de operação da Quitanda e nutricionista especializada em nutrição materno-infantil.

 

E todos comem juntos!

Como citado anteriormente, a Escola Mais oferece a contratação de planos de alimentação mensais ou de refeições avulsas, apoiados pelas empresas Quitanda e Sapore, mas também existe a possibilidade de as famílias dos estudantes levarem a comida de casa. Dessa maneira, todos podem compartilhar os momentos das refeições juntos, em nossos refeitórios com microondas e geladeiras.

 

Concluindo…

Esse olhar individualizado sobre cada estudante, seu paladar e seus hábitos alimentares é fundamental para o desenvolvimento e a inclusão dentro da escola. Não importa se a refeição foi feita na escola ou se vem de casa, sentam e comem juntos. Essa troca é fundamental para o desenvolvimento infantil e em outras fases de aprendizagem.

 

Conheça a Escola Mais, agende uma visita em uma de nossas unidades!

Na Escola Mais a pedagogia vai além da sala de aula. Nós formamos nossos alunos integralmente, preparando cada um deles para cuidarem da saúde e desenvolverem hábitos mais saudáveis.

Se você é responsável pela educação de uma criança ou um jovem adolescente, visite uma de nossas unidades  e veja como nós preparamos nossos alunos para o mundo de hoje e de amanhã!

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.