aliemntacao-saudavel-escola-mais

Alimentação saudável na escola

A alimentação saudável é um assunto presente na nossa vida, e os debates sobre a sua necessidade e seus benefícios vem ganhando cada vez mais atenção da sociedade.

Diante disso, surge a necessidade de adotarmos a rotina de alimentação saudável na escola, e não somente em casa.

Por que ter uma alimentação saudável?

A Organização Mundial da Saúde considera que uma alimentação saudável é um fator determinante no crescimento e desenvolvimento adequado das crianças.

Para ilustrar isso, a Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, mostrou em uma pesquisa a relação direta entre o baixo desempenho escolar e uma dieta pobre em nutrientes essenciais. Isso deixa ainda mais evidente a importância de se considerar a alimentação saudável infantil na escola.

As práticas da alimentação saudável e do esporte beneficiam — e muito — o desempenho escolar, uma vez que alimentos nutritivos também colaboram com a capacidade de concentração e raciocínio, com a melhora do humor e o aumento da disposição.

Qual a importância da alimentação saudável nas escolas?

A alimentação precisa ser integralmente saudável, isto é, ela precisa ser vivida em todos os ambientes que frequentamos. Se a escola é um dos lugares onde nossas crianças e jovens se alimentam, por que a alimentação não deveria ser saudável na escola também?

A infância e a adolescência são fases de crescimento físico, psicológico, intelectual e socioemocional, e uma alimentação saudável com certeza faz toda a diferença nesse processo.

Normalmente, crianças que não estão bem nutridas apresentam atraso no desenvolvimento psicomotor e corpóreo e falta de atenção na aula, o que resulta no atraso intelectual e em vários outros inconvenientes que podem surgir.

É pensando nisso que, na Escola Mais, nós seguimos um projeto de alimentação saudável na escola

Na nossa escola, nós desestimulamos a presença de alimentos prejudiciais à saúde e desencorajamos nossos alunos a consumirem esse tipo de alimento por meio da educação alimentar.

Exemplos de alimentos saudáveis

Diante dessa realidade, muitos responsáveis se perguntam como podem facilitar que os estudantes da casa tenham uma alimentação saudável na escola. Pra te ajudar, vamos abordar esse assunto.

Os carboidratos são muito importantes para dar energia ao estudante, sobretudo os carboidratos complexos, presentes em alimentos integrais. Por isso, dê preferência a alimentos integrais e à preparação caseira de bolos, panquecas e outros alimentos.

Você também pode substituir cereais matinais industrializados por aveia ou outras fontes naturais de fibras, que irão proporcionar a sensação de saciedade.

Para iniciar o plano de alimentação saudável na escola, insira na lancheira da criança:

• Proteínas: queijos, ovo cozido, carne e/ou leite;
  • Vitaminas e minerais: frutas, verduras e/ou legumes;
  • Carboidratos: pães e cereais (de preferência integrais);
  • Líquidos: água, suco natural ou água de coco.

O principal é diminuir o máximo possível o uso de alimentos industrializados, empacotados, enlatados e similares.

Na Escola Mais, nós oferecemos aos responsáveis dos nossos alunos a possibilidade de contratarem uma alimentação saudável desenvolvida pela nossa equipe de nutricionistas e servida na própria escola.

Nosso cardápio abrange o café da manhã, almoço e lanche, de acordo com a necessidade de cada família. É muito mais praticidade no cuidado e educação com nossos alunos!

Além disso, também existe a opção de as famílias enviarem as refeições de casa. Os alunos têm acesso a geladeiras e micro-ondas, usados com supervisão dos mentores.

Na Escola Mais a pedagogia vai além da transmissão de conhecimentos. Nós formamos nossos alunos não somente intelectualmente, mas integralmente, como cidadãos.

Se você é responsável pela educação de uma criança ou um jovem adolescente, acesse a Nossa Escola Mais e veja como nós preparamos nossos alunos para o mundo de hoje e de amanhã!