professora-escola-mais

Como a mentoria na escola pode impactar positivamente a vida do aluno?

O processo de aprendizagem pode variar de acordo com cada criança e adolescente. Por isso, na escola é importante que os educadores (professores, coordenadores pedagógicos e todos aqueles que fazem parte dessa comunidade escolar) exercitem o olhar individual sobre cada aluno, monitorando sua evolução no decorrer do tempo.

>> Educação inclusiva e a importância da diversidade em sala de aula

>> O que é o novo Ensino Médio e como essas mudanças impactam o vestibular?

Por mais que a escola seja um ambiente inclusivo, um local onde existe o aprendizado coletivo com salas de aula, oficinas e outras atividades que preparam a criança para o convívio em sociedade, se faz necessária também a visão para o indivíduo.

Afinal, entender essas particularidades faz parte do processo de uma educação mais inclusiva.

Uma das iniciativas dessa atenção  individualizada, é a mentoria oferecida aos alunos na escola. A seguir, nós falaremos mais sobre ela e os seus impactos na vida dessas crianças e adolescentes. Acompanhe.

A mentoria como estratégia pedagógica

A mentoria é uma estratégia pedagógica para atender individualmente o estudante, e que tem como objetivo apoiar essa criança ou adolescente a reconhecer o desenvolvimento e aprendizagem, percebendo os desafios e as conquistas ao longo da sua trajetória escolar.

É importante destacar que esse trabalho de mentoria se ajusta às diferentes fases do aluno. Por exemplo, quando ele está no Ensino Fundamental I, o acompanhamento é diferente do oferecido durante o Ensino Médio. Então, saber ajustar a abordagem de acordo com a faixa etária é fundamental para a efetividade desse tipo de trabalho no ambiente escolar.

Na Escola Mais, nós acompanhamos todo o processo de aprendizagem, do 1º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. No entanto, elas passam de RODAS (1º a 3º ano), para PLANEJAMENTOS (4º e 5º anos), até chegar a um modelo de ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS e MENTORIA, a partir do 6º ano.

No último ano do Ensino Médio, inclusive, há uma mentoria de carreira para esses estudantes. O objetivo é apoiar o aluno nesse momento tão importante em que ele deve tomar uma decisão sobre o seu futuro.

Os impactos da mentoria individual na vida do aluno

Em primeiro lugar, vale ressaltar que a mentoria deve ser realizada por um professor que pode ser responsável pelo desenvolvimento do aluno ao longo do ano letivo. Passou de ano, troca-se o professor que irá acompanhá-lo.

aula-escola-mais

Como funciona a mentoria na escola?

É neste trabalho que ocorre todo o processo de avaliação, tanto formativo quanto somativo. O mentor analisa individualmente o aluno, entende o seu comportamento, suas preferências e dificuldades, orienta e direciona caminhos e oportunidades para a sua formação e aprendizagem.

O papel do mentor

O mentor dispõe dessas informações em conjunto de quem recebe a mentoria e, sempre por meio do diálogo e troca de informações, ele oferece os melhores caminhos que vão gerar resultados e trazer novas metas para o desenvolvimento desse estudante, de acordo com a sua fase escolar.

Os objetivos individuais de cada aluno

Na mentoria, as metas são personalizadas e visam a superação de questões individuais dos estudantes. Dessa forma, ele se sente mais confiante em seus percursos escolares e conquista, aos poucos, consciência de si mesmo, autocuidado e graus de responsabilidade de acordo com suas habilidades e possibilidades.

Dia a dia e mentoria na Escola Mais

Uma das principais características da nossa proposta pedagógica, é o período integral. Esta escolha pedagógica vem do entendimento de que para oferecer qualidade para a aprendizagem e para o desenvolvimento, é necessário tempo de qualidade dentro da escola.

A aprendizagem por meio do uso de diferentes estratégias, é o segundo aspecto que compõe a rotina da Escola Mais. As nossas principais Estratégias Pedagógicas são: Aula, Estudo Individual e Mão na Massa.

A importância do período integral para a mentoria

É durante o período integral que os estudantes trabalham com estas três frentes de maneira alternada, desde o Ensino Fundamental 1 até o Ensino Médio. Este percurso diário está na nossa essência. Além disso, há outros horários que são dedicados a contribuir mais diretamente com a construção da autonomia dos alunos.

Os alunos recebem a mentoria e o atendimento individual dos professores que ajudam nas liçõeso, tiram dúvidas, apoiam nas dificuldades, aprendem de forma prática, criam através das oficinas makers e ajudam na decisão das profissões.

O tempo que os estudantes passam na escola é fundamental para o trabalho de mentoria, principalmente a partir do 6º ano, é essencial para esse acompanhamento individual e, consequentemente, o desenvolvimento de cada aluno.

estudantes-escola-mais

Faça parte dessa nova forma de educar. Venha para a Escola Mais!

A mentoria na escola é uma das estratégias pedagógicas que vê o aluno como indivíduo enquanto trabalha o seu desenvolvimento de forma coletiva, reforçando a importância do trabalho em equipe e o convívio em sociedade.

Agende a sua visita na Escola Mais e veja como essa metodologia funciona na prática. Esperamos você!