emoções-escola-mais

Por que as emoções ao encerrar um ciclo na escola são tão importantes para os alunos?

Se fizermos um esforço e puxarmos na memória os momentos mais significativos vividos na escola, pode ter certeza de que as celebrações de encerramento de ciclos estão entre eles. Os encerramentos de ciclos fazem parte da rotina de alunos e educadores, mas alguns deles são mais marcantes e despertam emoções singulares, como o fim do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.

Como entramos no segundo semestre de 2023, já conseguimos perceber essas sensações entre os alunos. Mais do que um ritual comum ou algo que faz parte do calendário escolar, o encerramento de uma fase importante na vida de qualquer indivíduo é motivo para comemorar. Afinal, essa é uma vitória para eles e o começo de uma nova fase.

A seguir, vamos compartilhar o significado desses eventos na vida dos alunos e como eles podem influenciar sua evolução como pessoas ao longo da vida. Confira!

 

Qual é a importância dos encerramentos de ciclos para os estudantes se conectarem com as famílias?

Durante muito tempo, reforçamos como o protagonismo dos nossos alunos é fundamental em sua jornada de aprendizagem, independente da fase em que eles se encontram. No encerramento de um ciclo, eles se empoderam de suas conquistas, o que é muito essencial para entrarem seguros e confiantes na nova fase de suas vidas que, em muitos casos, é cheia de incertezas.

Nesse momento, a escola pode aproveitar esse sentimento e convidar os próprios estudantes a planejarem e participarem da organização do evento que vai marcar esse fechamento, seja uma formatura ou outra forma de celebração. 

É aí que os alunos organizam comitês, elegem representantes, buscam parceiros e pensam em soluções criativas para fazer acontecer.

Por isso, mais do que organizar tudo sozinhos e apenas comunicar as famílias, esse é um momento de conectar e integrar diferentes atores da rede de apoio de crianças e adolescentes, para tornar esse momento na vida deles ainda mais inesquecível. 

 

Como os estudantes encaram essa mudança em diferentes fases da vida?

O final de um ano letivo representa um período de passagem, o que se torna ainda mais intenso principalmente para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental I e os da 3ª série do Ensino Médio. No entanto, as idades são diferentes, assim como as sensações que surgem naquele momento. Uma coisa é certa! A amizade e as relações que eles construíram ao longo do período escolar podem fazer toda a diferença. 

 

estudantes-escola-maisÉ um processo de construção de identidade

Ingressar em uma nova etapa do ensino, ou se despedir do ambiente escolar para entrar em um ambiente de trabalho ou nível superior de ensino, desperta todos os tipos de emoções, entre elas alívio, satisfação, felicidade, mas também insegurança. Por isso, contar com os familiares, amigos e os mentores e educadores que os acompanharam até aqui é tão importante.

 

O que o encerramento de ciclo representa para os alunos do 9º ano?

Nessa fase, os alunos estão passando por mudanças físicas e psicossociais que os levam a mudar o seu posicionamento e suas perspectivas perante o mundo. São processos que os colocam em um lugar diferente, com suas vontades, interesses e a oportunidade de testar novas possibilidades. 

Nessa fase de autodescoberta, os amigos se tornam ainda mais relevantes em suas vidas, pois eles se reconhecem no convívio e na troca entre eles. Claro, a família também possui um papel fundamental, atuando para estabelecer novas responsabilidades e dar autonomia para esses adolescentes. 

 

E para os estudantes do Ensino Médio?

Também existe a autodescoberta, mas de forma diferente e talvez ainda mais intensa. Nesse momento, eles estão diante de uma escolha de profissão e carreira, e podem se questionar sobre o futuro. Nesse cenário de incertezas, é fundamental direcionar os jovens para hábitos saudáveis e um projeto de vida que os façam sentir realizados. 

Sem grandes expectativas ou ansiedade, a escola e os familiares podem ajudar o estudante a refletir sobre suas escolhas e sonhos, de forma que decisões saudáveis sejam tomadas e que eles contribuam também para uma sociedade cada vez melhor.  Vale lembrar que essa geração é uma das mais conscientes dos últimos tempos e, por isso, essa reflexão é algo que já faz parte do seu dia a dia. 

 

Existem formas da escola ajudar os estudantes em períodos de encerramento de ciclos? 

A resposta é sim! E diversas soluções, atividades e planos podem ser adotados para isso. 

As metodologias ativas e a educação socioemocional desempenham um papel importante na preparação para essas fases de transição na vida escolar dos alunos, especialmente quando aliadas às atividades do período integral. Inclusive, essa é uma estratégia que adotamos. 

Os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma rotina mais ampla, permitindo uma imersão mais profunda nos conteúdos nas novas jornadas que terão pela frente. 

Essa metodologia faz toda diferença, pois quanto mais tempo de qualidade na escola, mais eficaz se torna a educação. Durante o período integral, por exemplo, nossos estudantes vivenciam diferentes maneiras de aprender e sempre em conjunto.

Tudo isso acontece na Escola Mais, com as turmas de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio que recebem todo o suporte de profissionais capacitados, fazendo com que tenham as ferramentas necessárias para serem protagonistas dos seus aprendizados, em diferentes fases de encerramentos de ciclos. 

Quer saber mais? Acesse o site, conheça os nossos diferenciais e agende uma visita em nossas unidades.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.