escola-mais-amizade

Qual é o impacto da socialização e amizade no desenvolvimento do aluno na escola?

“Quem tem um amigo tem tudo”. Enquanto a letra da música do cantor, compositor e escritor, Emicida, diz muito sobre a importância da amizade na vida das pessoas, estudos e pesquisas ao redor do mundo também destacam o quanto esse convívio e socialização pode fazer toda diferença no desenvolvimento das crianças. A escola é o lugar perfeito para isso.

Mais do que o conteúdo aplicado em sala de aula ou as atividades culturais, o ambiente escolar é onde as crianças convivem umas com as outras, interagindo em diferentes momentos do dia. Como essa troca impacta na evolução do aluno e no seu comportamento fora da escola?

A seguir, acompanhe a nossa perspectiva sobre o tema e veja como a socialização é importante no processo de aprendizagem. Vamos lá?

Por que ter amigos é essencial para o desenvolvimento das crianças?

A amizade na infância é uma importante aliada para manter a saúde mental das crianças. Ao fazer amigos, é possível obter mais estabilidade emocional, desenvolver a empatia e aumentar a autoconfiança. Ela age como um fator de proteção social, proporcionando diversos benefícios importantes para que o estudante sinta-se à vontade para conviver em diferentes esferas sociais.

Essa socialização também é importante para construção de adultos mais seguros e prontos para o convívio em sociedade, por isso estimular as brincadeiras em grupo ou com apenas um amigo já ajuda a dominar novas habilidades sociais, fazendo com que a criança se familiarize com as regras de convívio e relações interpessoais desde cedo.

O papel da escola na conexão entre socialização e aprendizado

O ambiente escolar é um dos principais espaços em que a criança convive com outras e, por isso, ela tem uma função social muito importante no desenvolvimento do aluno. Quando ele frequenta a escola, parte da sua identidade também é formada, pois ele enxerga o mundo e a sociedade em um modelo de aprendizagem que vai além do conteúdo, e impacta os princípios éticos e sociais.

Inclusive, essa perspectiva sobre o caráter social da escola está na legislação brasileira. Segundo a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996:

“A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.

Por isso, a amizade e o vínculo durante o desenvolvimento das crianças é tão importante, como  mostra pesquisa conduzida por membros da associação Market Research Society (Reino Unido), com 2 mil famílias de crianças em idade pré-escolar.

Segundo o levantamento, 50% disseram que não viam a hora do ano letivo começar para que elas pudessem fazer novos amigos na escola. Os dados foram compartilhados em uma matéria recente, publicada pela Revista Crescer

Como a escola promove a socialização entre alunos?

contraperiodo-escola-mais

É  importante que as instituições de ensino estruturem currículos que possam valorizar a convivência entre alunos e a interação social. Existem diferentes formas de adotar essa prática, implementando atividades e conteúdos organizados com esse objetivo.

Inclusive, existem competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que possuem relação com a socialização e amizade entre crianças na escola, como a “Empatia e Cooperação” e a “Responsabilidade e Cidadania”, ambas prevendo o direito das crianças conviverem com outras e também com adultos.

Na Escola Mais, o Período Integral é uma boa oportunidade para fazer amizades, socializar e aproveitar outros benefícios em diferentes fases de aprendizagem, como no:

Ensino Fundamental I

Além de atividades esportivas, os alunos participam de cursos de programação, robótica, artes e música, o que abre novas possibilidades para os estudantes se desenvolverem e passarem menos tempo em casa ociosos, ou no videogame, e mais tempo convivendo com outras crianças.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Já na fase da pré-adolescência e adolescência, eles contam com salas de estudo e mentoria de educadores, o que é um importante reforço no seu processo de aprendizagem, além das oficinas e também atividades esportivas.

Conteúdo, socialização e aprendizagem fazem parte da rotina dos alunos da Escola Mais

As metodologias ativas e a educação socioemocional desempenham um papel importante na no desenvolvimento das crianças. Na Escola Mais, os alunos têm a oportunidade de vivenciar uma rotina mais ampla, permitindo uma imersão profunda em diferentes atividades.

Afinal, é necessário tempo de qualidade na escola para uma educação eficaz. As crianças recebem todo o suporte de profissionais capacitados, fazendo com que  tenham as ferramentas necessárias para serem protagonistas da sua aprendizagem e futuro.

Acesse o site e conheça os nossos diferenciais!