escola-mais

Educação Não Violenta transforma a maneira de aprender na escola

A escola é um ambiente de aprendizagem, troca de experiências e convívio social. No entanto, ensinar é mais do que aplicar o conteúdo de cada disciplina. Envolve a maneira como as conversas acontecem e a relação entre estudantes, professores, coordenadores, direção e todos que estão no dia a dia da escola. Neste contexto, a Educação Não Violenta faz toda diferença.

>> Dr. Daniel Becker: Como promover a saúde mental após o isolamento social?

>> 10 filmes, séries e documentários sobre educação que todos precisam assistir

Mas o que é Educação Não Violenta e como ela pode ser aplicada em uma sala de aula? Como essa ideia pode funcionar na prática e quais são os seus benefícios? Confira as respostas para todas essas perguntas nos próximos parágrafos. Vamos lá!

O que é Educação Não Violenta?

É uma metodologia que utiliza teorias de Comunicação Não Violenta (CNV), atenção plena e inteligência emocional para oferecer uma educação com base no diálogo e na compreensão dos sentimentos.

O objetivo é entender os motivos reais por trás das atitudes dos alunos para solucionar os conflitos por meio do diálogo e da empatia. A Educação Não Violenta na escola prioriza o respeito e a conversa por meio de uma comunicação aberta e que valoriza os sentimentos.

Além das matérias aplicadas em sala de aula, a escola forma pessoas capazes de solucionar problemas e lidar com frustrações, além de serem empáticas e proativas.

Confira alguns dos princípios utilizados nessa metodologia:

Atenção plena

Também conhecido como mindfulness, é um conjunto de práticas que ajudam o aluno a estar atento ao momento atual, sem deixar que passado e futuro interfiram. Em resumo, é atenção total ao que está acontecendo neste momento à nossa volta.

Comunicação Não Violenta

Técnica desenvolvida pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg que visa a melhorar os relacionamentos entre as pessoas, tornando-as mais conscientes sobre suas palavras e atitudes. Ao seguir a CNV, os diálogos se tornam mais respeitosos e atenciosos.

Disciplina Positiva

É uma abordagem criada pela psicóloga Jane Nelsen. O objetivo é educar firmeza e gentileza, abrindo mão de medidas punitivas, para aderir às recompensas e reconhecimento de atitudes positivas.

Inteligência emocional

É saber lidar com nossos sentimentos. Isso exige habilidade em reconhecer as nossas próprias emoções. Com isso, o aluno se sente mais seguro, confiante e preparado para lidar com seus cada uma delas, além de aprender a ser mais colaborativo e empático com outras pessoas.

Mas como essa metodologia pode funcionar na prática? Acompanhe a seguir.

Como aplicar a Educação Não Violenta na escola?

O primeiro passo é mergulhar de cabeça no assunto.

Ler, participar de fóruns, palestras e outros grupos que discutem o assunto, além é claro, de exercitar em espaços de fala e de escuta ativa. Esses grupos em que as pessoas podem compartilhar o que aprenderam sobre o assunto são essenciais para a Educação Não Violenta.

Afinal, as pessoas envolvidas e dedicadas a aprender sobre o assunto precisam criar uma musculatura emocional que suporte essa mudança de comportamento.

Por isso, o engajamento de toda a equipe dentro da escola, dos professores até a direção é fundamental durante o processo. A transformação da maneira como as pessoas se comunicam no ambiente escolar vai passar por todos os departamentos.

Veja algumas dicas para implementar a Educação Não Violenta:

1. Pratique a escuta ativa com todas as pessoas, alunos e colaboradores.
  2. Procure sempre trabalhar e desenvolver a empatia.
  3. Aceite a vulnerabilidade das outras pessoas. Ela pode ser uma abertura para trilhar novas trajetórias.
  4. Evite o julgamento. Olhe para as situações sem condenar.
  5. As pessoas que mais precisam de amor, cuidado e escuta ativa vão pedir das maneiras menos amáveis possíveis.
  6. A nossa expressão corporal diz muito. Observe.
  7. Mude a visão sobre o erro. Permita que os alunos aprendam e não sejam só punidos.
  8. Lembre-se que pessoas diferentes possuem realidades diferentes. Suas atitudes podem refletir a falta de oportunidade.

Confira: Conta Mais sobre Educação Não Violenta, com Elisama Santos

Para falar mais sobre o assunto, recebemos a escritora, apresentadora, palestrante e autora do livro “Educação Não Violenta” em um papo com a gente durante o Conta Mais.

A transmissão foi realizada na quinta-feira, dia 15/9. Mas se você não conseguiu acompanhar, não tem problema! A live está salva em nosso canal, para quem quiser ver, rever e compartilhar. Clique aqui, inscreva-se no canal da Escola Mais, e confira a live na íntegra!