escola-mais-series-e-filmes

10 filmes, séries e documentários sobre educação que todos precisam assistir

O audiovisual sempre foi uma forma interessante e sensível de abordar temas relacionados à escola, educação e aprendizagem. Desde a diversidade até a importância do estudo, essas produções têm como objetivo inspirar e representar os maiores desafios que alunos e educadores enfrentam no dia a dia escolar.

Pensando nisso, nós selecionamos sete produções, entre elas filmes, documentários e séries que mostram a importância da escola e dos professores, assim como a diversidade e o respeito na vida dos estudantes. Veja mais a seguir!

1- Extraordinário (2017, 1h51)

Neste filme, Jacob Tremblay interpreta Auggie Pullman, um garoto que nasceu com uma má-formação facial. Devido à doença, Auggie precisou passar por 27 cirurgias plásticas e, aos 10 anos, vai frequentar a escola regular pela primeira vez. O filme, que traz uma abordagem interessante sobre a jornada do menino e da sua família, está disponível na Netflix.

2- Meu Mestre, Minha Vida (1989, 1h48)

Morgan Freeman interpreta Joe Clark, diretor da escola Eastside High, uma instituição de ensino que passa por momentos difíceis, sofrendo com violência e tráfico de drogas.

Intenso e pouco carismático, o personagem principal tem a missão de aprimorar o local e garantir aos jovens de baixa renda as oportunidades para conquistarem um futuro melhor. Você pode assistir o filme na AppleTV.

3- Escola de Rock (2003, 1h49)

Em uma comédia divertida com Jack Black, um músico sem banda assume de forma temporária uma turma de quarto ano em um colégio particular. O objetivo é dar aula de matemática, mas aos poucos ele descobre e reforça o potencial e a qualidade de cada aluno da turma.

Essa mudança faz com que as crianças descubram sua identidade e se sintam mais seguras. Uma história muito interessante disponível na HBO Max.

4- O Começo da Vida (2016, 1h36)

Este documentário é um convite para uma reflexão sobre os cuidados que nós, seres humanos, temos com as crianças, principalmente na fase inicial da vida, e como esse processo pode moldar a nossa sociedade. A partir desse ponto de vista, cientistas, ativistas e pais dão seus depoimentos e opiniões em um documentário inspirador, disponível na Netflix.

5- Pro Dia Nascer Feliz (2007, 1h28)

Neste documentário brasileiro, o diretor João Jardim traz o cenário da educação no Brasil em lugares como São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro e Duque de Caxias. Professores, alunos e outros profissionais de pedagogia contam em entrevistas a realidade e as nuances entre as instituições de ensino em diferentes regiões do país. Veja mais no YouTube.

6- Território do Brincar (2015, 1h30)

Uma verdadeira viagem sobre as diferentes formas de brincar do Norte ao Sul do Brasil. Durante 21 meses entre os anos de 2012 e 2013, a equipe viajou por diferentes estados brasileiros para mostrar como as crianças se divertem em diversas regiões do país.

O documentário é um longa-metragem que faz parte do projeto Território Brincar e está disponível no Prime Video, da Amazon.

7- Tarja Branca (2014, 1h19)

O documentário mostra como as brincadeiras infantis fazem parte da formação intelectual, afetiva e social das crianças. O longa-metragem ainda traz um questionamento interessante para os adultos que o assistem: “será que a criança que você foi se orgulharia do adulto que você se transformou?”. Ele também está disponível no Prime Video.

8- The Mask You Live In (2015, 1h37)

O último documentário que nós relacionamos aqui traz uma reflexão importante sobre as expressões que ainda são muito comuns na sociedade e alimentam o machismo e o preconceito na nossa sociedade.

O longa retrata de que maneira frases como “homem não chora” ou “isso é coisa de menina” podem ser prejudiciais para o desenvolvimento dos meninos, além de mostrar os caminhos para que eles tenham uma infância mais divertida sem esses rótulos. Veja mais no Youtube.

9- Merlí (2015)

A série catalã conta a história de Merlí, um professor de Filosofia que tem a missão de tornar a matéria interessante para os seus alunos. Diante desse desafio, o educador encontra na individualidade de cada aluno suas inseguranças e esperanças, extraindo o melhor potencial de cada um deles. Merlí é uma série para assistir com adolescentes, pois ela mostra o quanto o Ensino Médio pode ser criativo, envolvente e empolgante. E, claro, tudo conectando o campo da filosofia com o dia a dia dos estudantes. A série está disponível na Netflix.

10- Rita (2012)

Assim como Merlí, Rita é uma professora que foge um pouco dos estereótipos. Ela ensina Literatura para estudantes de Ensino Médio na cidade onde nasceu e viveu toda sua vida, localizada no interior da Dinamarca.

Adorada pelos alunos do Ensino Fundamental e Médio, e criticada por seus colegas, Rita se desdobra para vencer a desconfiança dos pais e lidar com os alunos mais difíceis. Divertida e emocionante, essa série é uma boa indicação para a sua lista de favoritos da Netflix.

Agora é só pegar a pipoca e aproveitar!

Aqui reunimos séries, filmes e documentários para todas as idades e fases de aprendizagem ao longo da vida de um estudante. Cada um desses conteúdos audiovisuais trazem os desafios em diferentes fases, misturando ficção e realidade. Escolha a história que mais chamou a sua atenção, prepare a pipoca e aproveite a sessão cinema dentro de casa.

Gostou das nossas ideias? Tem outras sugestões? Compartilhe suas opiniões com a gente!