comeptencias-socio-emocionais-escola-mais

Por que é importante desenvolver as competências dos alunos na escola?

Muito mais do que conteúdo, a escola é um espaço importante para os alunos desenvolverem competências importantes pensando no seu futuro. Habilidades como empatia, autonomia, colaboração e habilidades socioemocionais vão além das disciplinas e ajudam as crianças e adolescentes a se prepararem para a vida fora do ambiente escolar.

O trabalho de educar, afinal, consiste em orientar os estudantes para o futuro, preparando cada um deles para viver em sociedade. Na Escola Mais, nós oferecemos oficinas, mentoria e atividades durante os períodos pedagógico e extra, tudo dentro de um ambiente que propicia o desenvolvimento em diferentes fases da sua aprendizagem.

Quais são as competências socioemocionais e a sua relação com a BNCC?

É um conjunto de habilidades que permite um olhar mais humanizado e empático de diferentes situações do dia a dia dentro da escola, além de maior capacidade de lidar com emoções e relações. De acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), as cinco principais competências são:

fund-1-escola-mais1. Autoconsciência: o conhecimento individual, bem como de suas forças e limitações, sempre mantendo uma atitude otimista e voltada para o crescimento.

2. Autogestão: o gerenciamento eficiente do estresse, controle de impulsos e definição de metas.

3. Consciência Social: propõe o exercício da empatia, do colocar-se “no lugar dos outros”, respeitando a diversidade.

4. Habilidades de relacionamentos: habilidades de ouvir com empatia, falar clara e objetivamente, cooperar com os demais, resistir à pressão social inadequada (ao bullying, por exemplo), solucionar conflitos de modo construtivo e respeitoso, bem como auxiliar o outro quando for o caso.

5. Tomada de decisão responsável: Preconiza as escolhas pessoais e as interações sociais de acordo com as normas, os cuidados com a segurança e os padrões éticos de uma sociedade.

Todo esse conjunto de habilidades e competências devem estar atrelados às propostas curriculares das escolas, ou seja, devem ser trabalhadas e desenvolvidas interligadas aos conteúdos aplicados na escola.

Como as competências e habilidades socioemocionais são trabalhadas na Escola Mais?

Maker lab, salões de estudo, esportes, artes, cultura, mentoria e muitas outras atividades. Do Fundamental ao Médio, estudantes podem encontrar na escola um ambiente propício para desenvolverem suas habilidades com o apoio dos educadores e dos colegas, como:

atelie-escola-mais

• Mentoria: é importante para desenvolver as habilidades. Nossos estudantes contam com mentores que acompanham de perto para se sentirem seguros e confiantes.

• Trabalhando com Metodologias Ativas: são atividades que colocam os alunos como protagonistas da aprendizagem, possibilitando exercer sua criatividade, criticidade e atuação.

• Estudos através de projetos: para os alunos vivenciarem tomadas de decisões responsáveis, exercitarem a cooperação, o diálogo e debates.

• Oficinas Makers: propõem aos estudantes um espaço tecnológico e moderno para que coloquem em prática sua criatividade e desenvolvam muitas ideias.

Lembrando que o conceito do período integral na escola amplia o significado literal da palavra educação e oferece toda a estrutura necessária para o seu desenvolvimento.

Competências e o aprendizado em sala de aula

Concluindo, essas competências e habilidades são importantes para o autoconhecimento, o desenvolvimento do pensamento crítico e responsabilidade social, além da capacidade de solucionar problemas e lidar com as próprias emoções de forma construtiva.

São elementos fundamentais para o desenvolvimento do aluno que, quando trabalhados no dia a dia da escola, impactam positivamente nos estudos e resultados dentro da sala de aula. A gestão pedagógica tem um papel importante para proporcionar esse aprendizado integral aos estudantes durante sua busca por conhecimento.

Conheça a Escola Mais: matrículas abertas para 2023!

Conheça uma de nossas unidades e faça a matrícula do(s) seu(s) filho(s) para 2023. Os alunos podem aproveitar toda essa estrutura por mensalidades a partir de R$ 980,00. Fale conosco!