alunos praticando na sala de aula invertida

O que é o novo Ensino Médio e como essas mudanças impactam o vestibular?

Você já deve ter ouvido falar nas mudanças pelas quais o Ensino Médio passou ao longo deste ano. O projeto chamado de “Novo Ensino Médio” tem como objetivo vencer um problema crônico que há tempos é encarado pelas escolas nesta fase de aprendizagem: a falta de interesse e desconexão dos jovens que resultam em altos índices de atraso e evasão escolar. 

 

Leia mais:

>> Adolescentes, crianças e telas: como encontrar o equilíbrio no dia a dia?

>> Por que inglês na escola todos os dias é importante para a aprendizagem?

>> Ensino Médio: o momento para decidir qual carreira ou profissão seguir

 

No entanto, o que é o novo Ensino Médio na prática e como essas mudanças estão impactando a rotina dos estudantes? Ele impacta de alguma forma o vestibular? As respostas para essas perguntas e outras informações importantes sobre o tema você confere neste artigo. Acompanhe a seguir!

 

O que é o Novo Ensino Médio? 

O novo Ensino Médio é uma mudança estabelecida pela Lei nº 13.415/2017 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Uma das principais adaptações é o aumento do tempo mínimo na escola de 800 para 1.000 horas anuais.

A iniciativa também definiu uma nova organização curricular mais flexível formada pelos denominados itinerários formativos, associados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e  que permitem a escolha aos alunos para algumas disciplinas. 

O foco desses itinerários formativos (veja mais sobre eles ao longo do texto) são as áreas de conhecimento, além da formação técnica e profissional. 

 

Como surgiu a iniciativa de mudar a estrutura do Ensino Médio nas escolas?

Segundo uma estimativa feita em 2018 pelo movimento Todos Pela Educação, 4 em cada 10 jovens brasileiros de 19 anos não tinham completado o Ensino Médio. 

A Pnad Covid (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), desenvolvida pelo IBGE durante a pandemia, mostrou que 407,4 mil brasileiros de 15 a 17 anos não estavam matriculados na escola no segundo trimestre do ano passado.

O sistema educacional do Brasil via os seus jovens perderem o interesse e abandonarem a escola nesse período tão importante para a sua formação. Então, para solucionar esse problema crônico e manter o aluno engajado e dentro da escola, os órgãos públicos responsáveis tomaram a iniciativa de tentar recuperar o interesse do estudante na sala de aula.

 

As mudanças no Ensino Médio já estão valendo?

Sim, mas existe um cronograma para essa transformação acontecer. Conforme o planejamento, o novo Ensino Médio será implementado por partes, começando com o 1º ano em 2022. Já em 2023, serão os alunos promovidos para o 2º ano e o novo 1º ano. Dessa forma, até 2024 a nova estrutura de aprendizagem será aplicada em todas as séries.

A mudança que mais chama atenção está na divisão das mais de 1.000 horas anuais dedicadas à escola: 60% são voltadas às áreas de conhecimento pré-estabelecidas (Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais e Matemática) e os outros 40% deverão ser definidos a partir da vontade de aprofundamento de cada estudante.

 

escola-mais-alunos-2023

Itinerários formativos: o aluno como agente do seu próprio processo de aprendizagem

 

Essa é a parte flexível do currículo escolar em que o estudante pode estudar uma área de conhecimento que esteja mais próxima aos seus interesses. Como determina a BNCC:

 

  • Linguagens: Língua Portuguesa, Inglês, Artes e Educação Física;
  • Ciências da natureza: Biologia, Física e Química;
  • Ciências humanas e sociais: História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
  • Matemática

 

Outros caminhos envolve optar entre:

  • Formação Técnica e Profissional (FTP)
  • Modelo integrado (que combine mais de uma área)

 

As áreas de conhecimento e os itinerários formativos podem depender do que a escola pode ofertar para cada aluno. Portanto, existe a possibilidade de que umas tenham menos opções do que outras. 

 

O que muda no vestibular?

Mesmo que a legislação brasileira não diga nada sobre as mudanças no Enem ou nos vestibulares daqui pra frente, naturalmente as provas devem se adaptar ao novo Ensino Médio, seguindo as diretrizes e especificidades da BNCC. 

Além disso, as mudanças começaram a valer para os alunos que entraram no 1º ano em 2022. Isso quer dizer que até esses alunos chegarem a uma prova do Enem ou vestibular ainda levará pelo menos dois anos. 

No entanto, mesmo sendo uma fase preparatória e de adaptação, é importante que a família e a escola já comece a preparar os seus alunos para os desafios que virão lá na frente.  

 

Mudanças começam pelo Enem

No caso do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) já existe a previsão de algumas alterações em seu formato. A partir de 2024, a prova acontecerá em duas etapas, sendo o primeiro dia voltado para conteúdos gerais, de acordo com a BNCC. O segundo dia terá como base a área que pretende seguir e optou como itinerário formativo.

O objetivo é adaptar o exame de forma que o aluno equilibre sua preparação para o vestibular, fazendo com que o seu conhecimento sobre a área específica seja avaliado, assim como o que ele sabe sobre as questões mais generalistas. Segundo especialistas, essa pode ser uma forma de motivar os candidatos a se prepararem para o teste.

A preparação dos alunos da Escola Mais

Além de contar com professores o tempo todo, circulando em torno das mesas e apoiando os alunos nas matérias, nós já estamos passando por esse processo de transição, garantindo que  nossos estudantes se adaptem com agilidade e qualidade.

Uma dessas iniciativas é Projeto de Vida. Neste trabalho, a Escola Mais tem como objetivo fazer uma ponte entre o ambiente escolar sobre o que o aluno quer ser no futuro. Mais do que trabalhar a parte acadêmica e o conhecimento, essa atividade é importante para o autoconhecimento e o desenvolvimento das competências socioemocionais desses jovens.  

Já no terceiro e último ano, a Escola Mais oferece uma mentoria de carreira para esses estudantes. O objetivo é apoiar o aluno nesse momento tão importante em que ele deve tomar uma decisão sobre o seu futuro. 

Cada uma dessas iniciativas faz parte da nossa metodologia e está diretamente ligada ao novo Ensino Médio. Quer ver como essa estrutura funciona na prática? Venha para uma de nossas unidades e saiba mais. Agende sua visita.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.