tecnologia-na-escola-mais

Tecnologia na escola: como a inovação influencia o papel do professor?

O uso da tecnologia na escola tem se tornado cada vez mais frequente em diferentes instituições de ensino ao redor do mundo. Estrutura, materiais didáticos e outros recursos utilizados por estudantes nas salas de aula da Educação Infantil até o Ensino Médio mudaram o papel do professor como guia e figura principal dessa jornada de aprendizagem.

Essa transformação é tão grande que pode fazer com que muitos profissionais da área de educação se sintam inseguros diante dos desafios impostos por essa nova forma de ensinar e aprender. Afinal, o que muda no papel do professor com a presença da tecnologia no ambiente escolar? Falaremos mais sobre o assunto a seguir.

 

tecnologia-escola-maisQual é a relação entre as crianças e adolescentes com a tecnologia?

A pesquisa “TIC Kids Online Brasil“, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), mostrou que 93% das crianças e adolescentes do país com idade entre 9 e 17 anos têm acesso à internet. O número corresponde a 22,3 milhões de pessoas conectadas.

Mesmo em um país em que há uma grande desigualdade social como o Brasil, a internet está cada vez mais presente na vida dos brasileiros, e as crianças e adolescentes fazem parte desse grupo de pessoas conectadas. Saber usar essa janela para o mundo de forma produtiva e enriquecedora é fundamental para os estudantes. 

Neste contexto, o papel do professor é fundamental e eles acreditam na importância da tecnologia para impulsionar a educação. Reforçando esse argumento, o levantamento “Conselho de Classe“, realizado pela Fundação Lemann mostrou que 92% dos professores acreditam nos efeitos positivos da inserção da tecnologia.

 

Como o professor influencia no desenvolvimento do aluno? 

O papel do educador é construir diversas possibilidades e oportunidades para os alunos. São os professores que propõem desafios, questionam, mediam as relações sociais, olham para os estudantes como um ser humano único e completo em sua plenitude. 

Sua atuação tem como objetivo valorizar e entender os aspectos emocionais e sociais de cada criança e adolescente dentro da escola. Por isso, a relação que o professor constrói com seus alunos é enriquecedora na aprendizagem. 

Professor e aluno podem construir laços que fogem completamente da capacidade de qualquer tecnologia. Faz parte do seu dia a dia explorar as ferramentas que contribuem para a construção do saber. Então, por que contar também com a tecnologia para isso? 

Ao levarmos a digitalização para a sala de aula, o professor abre as portas para tornar esse processo de aprendizagem muito mais significativo.

 

Tecnologia na escola: o que podemos esperar dessa conexão?

Com a internet, temos acesso à informação em qualquer lugar. Entre essas facilidades, ela é um espaço para criação e interações. Mesmo não substituindo as relações presenciais, elas não deixam de ser extremamente significativas. 

Com essas ferramentas e soluções disponíveis na palma da mão, os estudantes aprendem o que quiserem e na hora que quiserem, mas é importante contar com supervisão. É tanta informação que precisamos estar atentos sobre o que é verdade ou não.

Usar o computador nos Salões de Estudo, ter contato com a internet, desenvolver aplicativos em Laboratórios Maker, robótica, programação e tantas outras disciplinas, que agora fazem parte da aprendizagem, prepara os alunos para o mercado de trabalho.  

Este é o mundo em que as crianças e adolescentes estão inseridos. A escola não pode e não consegue separar um do outro – o social do digital. Dentro da educação, esses dois universos devem seguir juntos, sempre um contribuindo com o outro.

 

professor-tecnologia-escola-maisDepois da tecnologia, o papel do professor se tornou menos importante? 

Tecnologia e educadores não são opostos. Juntos, podem criar infinitas possibilidades e tornar ainda mais leve, atual, construtiva e divertida a jornada de aprendizagem. O professor do futuro olha para a tecnologia como uma aliada, uma ferramenta que oferece o suporte para aprimorar a experiência em uma sala de aula, seja qual for idade dos estudantes. 

Por isso, é importante que os educadores busquem sempre a evolução constante sobre as soluções tecnológicas e como elas podem potencializar o aprendizado em diferentes fases. Por meio delas, é possível captar a atenção e engajar os alunos nas atividades pedagógicas, transformando uma aula estática em um conteúdo muito mais dinâmico.

Diante deste cenário de constantes mudanças e um futuro cheio de possibilidades, vale destacar a importância do cuidado com os dados e informações pessoais dos estudantes. Passa a ser uma responsabilidade do professor a orientação das crianças e adolescentes sobre o uso da internet e outras tecnologias.

Dessa forma, é também papel dos educadores e das escolas zelar pelos direitos e pela segurança dos estudantes nos ambientes digitais, em parceria com as famílias.

 

Como a tecnologia é aplicada no dia a dia dos alunos da Escola Mais?

Na Escola Mais, a tecnologia tem um papel muito importante no período de 8 horas que o estudante fica dentro da escola. 

Nas estratégias de Aulas, Maker e Roteiros de Estudo, além da sala de aula, o aluno possui o espaço Maker para aprender fazendo e o Salão de Estudos, para aprender a estudar. Em todas essas etapas do processo de aprendizado, a tecnologia está envolvida. Não podemos deixar de ressaltar que, dentro dessas inúmeras opções que a tecnologia oferece, também é um bom meio de tornar a educação cada vez mais inclusiva. 

Incluir significa respeitar as singularidades presentes na sociedade com o intuito de criar viabilidade e um ensino eficaz a todos. Muitas crianças no processo de aprendizagem necessitam de olhares atentos para suas condições. A tecnologia é importante para abrir caminhos na construção da autonomia. 

Nesse aspecto, a tecnologia na escola proporciona aos alunos o acompanhamento dos estudos de acordo com o seu desenvolvimento.

 

Quer saber mais? Assista o vídeo sobre o Roteiro de Estudos, que é feito com o apoio de uma das nossas ferramentas tecnológicas no dia a dia do aluno: o Chromebook. 

 

 

Portanto, lembre-se!

O contato diário com a tecnologia na escola é motivador para os estudantes, levando à inovação e atualização dos fazeres escolares, além de favorecer o processo de aprendizagem e o envolvimento dos estudantes com os meios de aprender.

Ao mesmo tempo, os professores têm um papel fundamental nesse contato com a tecnologia e no processo de compreensão e evolução quanto ao uso das soluções tecnológicas das crianças e dos adolescentes. 

Em outras palavras, a tecnologia é apenas uma ferramenta que, nas mãos certas, pode levar os estudantes muito mais longe em sua jornada de aprendizagem. Gostou? Entre em contato com uma de nossas consultoras e veja como funcionam as nossas metodologias de ensino.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.