escola-mais

Como se preparar para o ENEM 2022? A Escola Mais explica

Um dos principais momentos na vida do vestibulando está prestes a começar. Nos dias 13 e 20 de novembro, milhões de estudantes em todo o Brasil testarão os seus conhecimentos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em busca de uma boa oportunidade em uma universidade no Brasil.

>> Por que é importante incentivar hábitos de alimentação saudável na Escola?

>> O que é o novo Ensino Médio e como essas mudanças impactam o vestibular?

Em uma prova de peso como o ENEM, a preparação é fundamental. E não estamos falando só sobre conhecimento técnico e conteúdo que pode cair no exame. Para ajudar você a obter seu melhor desempenho na avaliação, nós preparamos algumas dicas importantes.

É bastante informação e se você não conseguir ler tudo de uma vez, não se preocupe. Salve o link e dedique atenção a esse material aos poucos, conforme sua agenda de estudo permitir, ok? Tudo pronto, vamos lá!

Por que o ENEM é tão importante?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais portas de entrada às universidades em todo o país. A pontuação conquistada no exame dá acesso a programas como o Sisu, para faculdades públicas, e o Prouni, para bolsas de até 100% em instituições de ensino privadas espalhadas pelo Brasil.

Segundo o Ministério da Educação, o ENEM teve 3.396.597 inscrições confirmadas em 2022. O número representa um crescimento de 10% em relação ao ano anterior, mas ainda está longe do período antes da pandemia de Covid-19 chegar ao Brasil, quando o exame bateu o seu recorde ao obter 8,7 milhões de candidatos.

Veja como foram as inscrições para o ENEM ao longo dos anos:

grafico-enem-escola-mais

Como serão as provas do ENEM neste ano?

Serão duas provas em dois domingos consecutivos. O primeiro dia (13/11) será dedicado às provas de Ciências Humanas com 45 questões de História, Geografia, Filosofia e Sociologia; e Linguagens e Códigos, com mais 45 questões sobre Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira, que o aluno já escolheu entre inglês e espanhol no momento da inscrição. A redação também será realizada no primeiro dia de exame, um texto no formato prosa, sendo dissertativo-argumentativo.

No segundo dia (20/11), os estudantes encaram as provas de Ciências da Natureza com 45 perguntas sobre biologia, química e física; além de outras 45 questões de Matemática.

O espaço de uma semana entre os dois exames foi planejado para que os candidatos descansem, analisem sua estratégia e revisem o conteúdo estudado até o momento. Portanto, aproveite o tempo de intervalo para se preparar.

Dicas para se preparar para o ENEM 2022

Quanto melhor a preparação, mais fácil vai ser manter a calma e a concentração durante a prova. É por isso que a Escola Mais preparou algumas dicas que vão ajudar você a se sentir pronto  e confiante para encarar dois dias de prova. Acompanhe!

• Leia bastante e domine as técnicas de interpretação de textos

O hábito da leitura é importante para manter o foco nas questões com enunciados mais longos e na concentração enquanto desenvolver a sua redação. Entender de forma clara e precisa o que os enunciados perguntam é o primeiro passo para garantir um bom desempenho no ENEM.

• Conheça a prova do ENEM

Busque edições anteriores das provas e tente resolver os problemas. Dessa forma, você consegue ter uma ideia da linguagem e dos formatos das questões, evitando possíveis surpresas. Se puder, faça simulados, eles ajudam bastante na preparação. E não se esqueça de se informar quais foram os conteúdos que caíram nos anos anteriores.

• Pratique a sua redação

Vale ressaltar que a redação é um dos grandes pesos do ENEM e pode dar grande vantagem para o candidato que conquistar um bom desempenho. Mantenha-se informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo nos dias de hoje, isso vai garantir argumentos na hora de redigir seu texto. Treine também a sua escrita. Busque temas de redações anteriores do exame.

convivio-escola-mais

• Cuide da sua saúde mental

Tão importante quanto planejar os estudos é separar momentos de lazer para se distrair e reenergizar. O cuidado com a saúde mental ajuda a prevenir a ansiedade, depressão e outros problemas que podem afetar diretamente o seu desempenho. Portanto, inclua no planejamento um tempo para descansar e relaxar.

• Cuide do sono e da alimentação

Todo esforço que o corpo realiza demanda grandes quantidades de energia, tanto para atividades físicas quanto para as mentais. E a energia que o nosso corpo precisa vem dos alimentos que ingerimos. Por isso, beba bastante líquido e priorize refeições que contribuam para aumentar sua imunidade e melhorar o seu sono, favorecendo a memória.

Mais dicas na live “Meu Futuro” sobre carreiras

Se você quer saber mais sobre o ENEM e outras formas de se preparar para a prova, então não pode deixar de assistir a live “Meu Futuro”, um projeto especial com informações completas sobre carreiras desenvolvido pela Escola Mais.

A transmissão ao vivo sobre este tema, aconteceu no dia 25 de outubro, e está gravada em nosso Instagram, para quem quiser ver, rever e compartilhar. Confira aqui!

Neste encontro, falamos sobre o ENEM 2022, trouxemos mais dicas e tiramos dúvidas sobre a preparação para uma das datas mais importantes no calendário educacional brasileiro.

Gostou do conteúdo? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades direto no seu e-mail. Até a próxima!