Pexels Dlxmediahu 11884525 1024x683

Podcasts sobre educação para acompanhar

Nós adoramos acompanhar podcasts de educação, e principalmente, saber o que as pessoas têm interesse em descobrir sobre esse universo apaixonante.

Um estudo da Globo, em parceria com o Ibope, mostrou que em 2021 o Brasil se tornou o 5º no ranking mundial de crescimento na produção de podcasts.

De 2019 para 2020, o Brasil ganhou mais 7 milhões de ouvintes acima dos 16 anos, que escutam o conteúdo principalmente pelo celular. E notamos na pesquisa, que a maior parte dos ouvintes de podcasts no Brasil são homens (51%) de 25 a 34 anos (28%), enquadrados na classe média (51%).

A maior parte dos ouvintes escuta podcasts buscando entretenimento em assuntos de interesse pessoal (41%). Enquanto 26% são influenciados a escutar por indicação de amigos.

Vimos também que a maior parte dos brasileiros escutam podcasts enquanto fazem outra tarefa. 48% ouvem enquanto realizam atividades domésticas, 38% enquanto navegam na internet, 25% antes de dormir, 24% colocam os fones durante o trabalho ou estudo, 24% escutam durante o transporte entre casa e trabalho/estudo, 20% escutam enquanto fazem atividades físicas e 18% durante a rotina de auto cuidado.

Vale destacar que entre a Geração Z e os Millennials, os tópicos mais procurados são humor e comédia, além dos documentários. A Geração X tem preferência pelas notícias e podcasts relacionados à saúde e bem-estar. Enquanto os Baby Boomers também buscam notícias e documentários. Mas todas as gerações têm as entrevistas como formato favorito de programa.

Nesse cenário de ascensão, também começam a ganhar destaque as produções sobre educação.

Por isso, indicamos aqui alguns podcasts sobre educação para você acompanhar!

Educa Podcast

Apresentado por Adriana de Barros, com direção técnica de André Gibeli e roteiro e produção geral de Ricardo Berlitz, o podcast reúne músicos e educadores para falar sobre temas da educação brasileira e mundial.

Folha na Sala

Produzido pela Folha de S. Paulo em parceria com o Itaú Social, o podcast é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro, com a coordenação de Fábio Takahashi e Magê Flores. O programa traz notícias e análises sobre educação, além de contar histórias de professores e salas de aula espalhadas pelo Brasil.

Porvir/CIEB

Produzido pelo Porvir, em parceria com o CIEB, o podcast traz tendências e debates sobre tecnologia na educação.

Papo de Educador

Apresentado por Damione Damito, o podcast é feito por professores e para professores, com o propósito de divulgar novas ideias, teorias e boas práticas em educação.

PodAprender

Produzido pela Editora Aprende Brasil, o podcast debate temas importantes para a Educação Básica brasileira, como: engajamento familiar, educação ambiental, criatividade, saúde mental, educação financeira, inclusão, entre outros.

Sala de Professor

Comandando por Fabiana Paixão e Walisson Ferreira, o podcast tem a proposta de conversar sobre educação de forma leve e descontraída.

Naruhodo

Naruhodo! é o podcast que aborda ciência, senso comum, curiosidades e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.

Gostou do conteúdo? Deixe seus dados no campo de preenchimento abaixo e não perca nenhum texto do Blog Escola Mais!

Quer oferecer uma educação de alta qualidade aos seus filhos, por um valor acessível? Cadastre-se em www.escolamais.com e nosso time entrará em contato com você!

podcast escola mais