046a0791

O que precisamos saber sobre o Ensino Fundamental I

Quem entende e valoriza a educação escolar como um percurso para o desenvolvimento do ser humano e evolução social, sabe que todas as fases da Educação Básica são importantes: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Mas se existe um momento em que a escola faz o maior e o melhor sentido para a criança, é a fase do Ensino Fundamental I ou, como também se conhece, Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

O Ensino Fundamental I é a etapa de escolarização do 1° ao 5° ano, quando as crianças têm entre 6 e 10 anos. É quando de fato a infância se estabelece plenamente. Quem é pai, mãe ou convive com crianças destas idades, sabe que apesar da graciosidade da primeira infância dar sinais de despedida, as crianças de 6 anos em diante se sentem muito mais capazes do que eram antes – algo lindo de se ver.

Há muitas referências e estudos que explicam sobre este período, e iremos listar aqui algumas destas características. Não é preciso explicar como a criança de 6 anos é diferente da criança de 11 anos, é evidente aos olhos quanta transformação se dá neste período.

O que é importante saber sobre esta fase do desenvolvimento e de escolarização tão preciosa?

– Esta é a fase em que as crianças apresentam interesse genuíno e legítimo pelo conhecimento e pela aprendizagem. Aprender, trabalhar e conhecer, são atitudes cada vez mais bem vindas! É quando o conhecimento conta ‘a verdade sobre o mundo’ que elas tanto querem conhecer. Elas descobrem suas preferências e precisamos aproveitar cuidadosamente cada um dos nossos planos de trabalho escolar e cada momento de interação em casa!

– Neste período, o elo das crianças com quem as orienta e as ensina é extremamente forte. A criança confia plenamente (por vezes idolatra) nos adultos que a acompanham e cria vínculos muito fortes com esses educadores. Como sabemos que o vínculo para a aprendizagem é decisivo, então, será esta a melhor fase para aprender?

– Hábitos e costumes se fundamentam e se estabelecem. Nessa fase, as crianças querem mostrar o quanto das tarefas diárias já são capazes de fazer sozinhas. A moralidade começa a estar acessível e é muito bem vinda! É preciso saber as regras do jogo, o que é justo e o que não é. Nossa grande oportunidade de educar e de cultivar referências éticas!

– A cognição já pode ser estimulada porque a criança já tem organização mental consolidada. Chegamos na maturidade escolar. A criança já pode resolver as coisas internamente em sua cabeça, surgem muitas perguntas, pensamentos e ideias. É hora de pensar, memorizar, criar, imaginar e receber bons estímulos para isso!

– Estar com amigos, colegas, interagir, se movimentar e jogar são situações vibrantes, têm espaço absoluto. Aqui estamos diante do aprendizado social, do senso de coletividade. As crianças mostram que sabem brincar em toda a sua plenitude, seja no pega-pega, seja na cabaninha, tudo pode ser muito elaborado e organizado em conjunto.

É difícil buscar uma síntese, mas podemos dizer que a experiência escolar da infância, que tem desfecho no 5° ano, é decisiva para a sequência da vida escolar. Do 6° ano em diante, os frutos nascem, amadurecem e podem ser colhidos, mas todo o trabalho já foi feito para isso acontecer.

E diante desta preciosidade, precisamos falar da responsabilidade que é a de cuidar de todo um período de infância – em sua máxima potência – e aprofundar o conhecimento desta fase tão extensa e, por isso, cheia de transformações.

Como, então, a escola pode e deve construir suas situações de ensino e de aprendizagem? Como estabelecer em uma proposta pedagógica, as prioridades que permitem que, dos 6 aos 10 anos, esta vitalidade tenha vazão e possa alcançar tantas capacidades fundamentais?

Estas são algumas premissas e perguntas que a Escola Mais considerou para montar o percurso escolar do 1° ao 5° ano e, assim, planejou seus ambientes, seu currículo e as estratégias pedagógicas que serão o fio condutor das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças.

As Salas Polivalentes (1° ao 3° anos), as Salas de Aula e Salão de Estudos (4° e 5° anos), os Ateliês e os Pátios, que são os espaços da Escola Mais para o Fund I, têm características intencionalmente estruturadas para possibilitar que o professor desenvolva:

– Rodas Organizativas da Rotina e da Convivência;
– Aulas alinhadas com o currículo que embasa cada objetivo de aprendizagem a ser atingido;
– Estações de Trabalho e Estudos que permitem que as crianças apliquem o conhecimento;
– Atividades mão na massa que mobilizem as capacidades expressivas e sensíveis;
– Toda exploração, interação, movimento, brincadeira, circuito e expressão – para a socialização acontecer.

Cada Ambiente e cada Estratégia Pedagógica acima abraçam a nossa primeira lista – apresentada na parte inicial do texto. E este é apenas um pouquinho de tudo o que sabemos sobre educação.

Nos próximos textos deste blog, falaremos sobre:

– As características de cada ano do Fundamental 1;
– A melhor fase para aprender inglês e inglês todos os dias no Ensino Fundamental I da Escola Mais;
– A conquista da Leitura e da Escrita como marco para o avanço da aprendizagem;
– A construção da autonomia como prioridade desta fase do desenvolvimento;
– O papel da tecnologia na infância.

Aprofundando todos estes conhecimentos e explorando o funcionamento da Escola Mais – que busca entregar educação de qualidade acessível para todos – e tudo o que faz esta mágica acontecer.

Quer nos conhecer melhor? Deixe seus dados em www.escolamais.com e nosso time entrará em contato com você!

TEXTO POR MARINA CASTELLANI (Diretora Pedagógica da Escola Mais)