Escola Mais 1444 2 1024x683

Novo Saeb, Enem Seriado e Enem Regular: quais novidades estão chegando?

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica/Saeb foi criado em 1990 e a partir de 1995 passou a ser aplicado bienalmente com o objetivo de mapear a qualidade do ensino oferecido às escolas brasileiras. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica/Ideb é composto pelos resultados do Saeb e do Censo Escolar.

Há alguns anos, vem sendo articulado o Novo Saeb e, em setembro de 2020, o Inep divulgou a reformulação do Saeb e do Enem. Compartilharemos aqui esclarecimentos importantes, mas, antes de tratar das novidades, vale trazer como era a versão antiga do sistema:

O Saeb e o Enem são as principais avaliações em larga escala voltadas para a Educação Básica Brasileira. E o antigo Saeb se desdobrava em:

1. Avaliação Nacional da Alfabetização/ANA, cujo “apelido” é Provinha Brasil, originalmente aplicada no 3º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de verificar a efetividade do desempenho escolar na alfabetização das crianças.

2. Avaliação Nacional do Rendimento Escolar/Anresc, também conhecida como Prova Brasil, com histórico de aplicação para 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, para verificar a aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática.

3. Avaliação Nacional da Educação Básica/Aneb, cujo histórico de aplicação abrange 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como a 3ª série do Ensino Médio e cujos componentes também são Língua Portuguesa e Matemática.

Já a determinação para o Novo Saeb, que passaria a vigorar em 2021, com implementação gradual, considera os seguintes critérios:

1. Aplicação anual e cobertura não apenas de Língua Portuguesa e Matemática, mas de todas as áreas de conhecimento, estando sob estudo ainda como será incorporada a parte flexível do currículo do Novo Ensino Médio, os chamados Itinerários Formativos.

2. Saeb Ensino Fundamental passa a cobrir todos os anos de escolaridade do 2º ao 9º.

3. Sendo que, por determinação da Base Nacional Comum Curricular/BNCC, o ano de escolaridade para que a criança esteja alfabetizada mudou do 3º para o 2º – este passa a ser o momento para verificação da alfabetização.

4. O Enem Seriado passa a integrar o Novo Saeb e terá duplo objetivo: diagnóstico do Ensino Médio brasileiro e meio de ingresso nas universidades. Ele será aplicado nas três séries dessa etapa de ensino e o estudante poderá aproveitar a média de seu aproveitamento na etapa como nota para concorrer a uma vaga na universidade.

5. Devido à obrigatoriedade de Língua Portuguesa e Matemática em todos os anos de escolaridade do Ensino Médio, neste início da implementação do Enem Seriado, a aplicação será feita apenas para esses dois componentes. E, devido à implementação gradual, apenas a 1ª série fará a prova da primeira edição nesse novo modelo. O plano era que fosse assim já em 2021, mas as aplicações do Saeb, que foram em novembro de 2021, não aconteceram dessa forma.

6. A aplicação do Enem Seriado será 100% digital, sendo que a adesão de escolas públicas é obrigatória e a de escolas privadas é voluntária.

7. Os períodos de aplicação serão entre outubro e novembro do ano corrente e de divulgação das devolutivas pedagógicas serão em fevereiro do ano seguinte, para que as escolas possam reorientar suas práticas com base nesses resultados, no intuito de atuar sobre os principais pontos de desenvolvimento das turmas, escolas e redes de ensino.

8. O Enem tradicional terá a sua matriz de referência reformulada para atender à BNCC e seguirá sendo aplicado à parte do Novo Saeb.

Nesse cenário já mais claro e com mais definições, ainda restam dúvidas:

– Quando todas as novidades serão implementadas, já que os cronogramas divulgados pelo MEC não têm sido cumpridos?

– Como a parte flexível da etapa do Ensino Médio será incorporada à prova?

– Como conciliar essa parte flexível na prova com a possibilidade de escolha dos alunos por seus Itinerários Formativos e com as diferenças entre os Currículos Estaduais/Municipais?

– Como conciliar um objetivo diagnóstico com um objetivo de ingresso na universidade, dado que essa era a proposta inicial do Enem tradicional e não funcionou assim?

– Como serão concretizadas e quando sairão as matrizes de referência do Novo Saeb e do Enem tradicional?

– Como está sendo pensada a implementação digital da prova frente ao contexto ainda de restrição de acesso dos brasileiros à internet e recursos digitais?

Estaremos sempre atentos ao que vem por aí e compartilharemos informações sobre esse tema por aqui, sempre que possível! Fiquem de olho!

Por enquanto, garantimos que o Ensino Médio da Escola Mais, em especial o nosso 3º ano, tem foco total na melhor preparação possível para o vestibular e para o ingresso no mercado de trabalho. Desenvolvemos aspectos pedagógicos e socioemocionais dos nossos alunos, garantindo assim, altos níveis de satisfação e performance nas nossas turmas.

Quer nos conhecer melhor? Deixe seus dados em www.escolamais.com e nosso time entrará em contato com você!

TEXTO POR Bianka de Andrade Silva
(Gerente Sr. de Currículo, Formação e Avaliação da Escola Mais)