dia-internacional-da-mulher-escola-mais

Dia Internacional da Mulher e o poder de transformação das mulheres na educação

Mais do que uma data de comemoração, o Dia Internacional da Mulher (8 de março) é muito importante sobre a conscientização e o símbolo de luta que as mulheres representam para a sociedade. Na educação não é diferente. Afinal, a história da educação no Brasil e em diversos países foi construída com base na determinação e luta de gerações das mulheres.

Em diferentes países do mundo, cada uma delas deixou sua marca na história. Para reconhecer a importância dessa data, nós separamos cinco nomes de ícones femininos que transformaram a educação e mudaram o mundo. Veja a seguir!

marie-curie-escola-mais

(Bettmann/Getty Images)

Marie Curie

Marie Sklodowska Curie nasceu na Polônia e cursou as disciplinas de Física e Matemática na Universidade de Sorbonne, na França. Cientista, ela e seu marido Pierre descobriram os elementos químicos Rádio e Polônio. Depois, iniciaram pesquisas sobre radioatividade.

Desde os 18 anos, Marie Curie era professora e lecionou em uma instituição com a maioria de mulheres que eram proibidas de estudar. A instituição era considerada ilegal por desafiar as políticas de repressão impostas pelo Império Russo.

Inserida em um meio dominado por homens, a cientista foi a primeira mulher a conquistar o Prêmio Nobel de Física, em 1903. Pensou que a história terminaria por aí? Oito anos depois, Marie Curie conquistou o Prêmio Nobel de Química e tornou-se a primeira pessoa a receber o prêmio duas vezes.

maria-montessori-escola-mais

(Wikimedia Commons)

Maria Montessori

A primeira mulher a se formar em medicina na Itália, Maria Montessori direcionou toda sua carreira para o estudo de crianças, tornando-se uma das educadoras e pedagogas mais conhecidas no mundo.

Seu método educacional, chamado de montessoriano, revolucionou a educação justamente por ir de encontro aos modelos tradicionais de aprendizagem. A educadora defendeu ao longo de sua vida que as próprias crianças são capazes de conduzir o seu próprio aprendizado e cabe ao professor apenas acompanhar esse processo de evolução.

cecilia-meireles-escola-mais

(Reprodução: InfoEscola)

Cecília Meireles

Cecília nasceu na cidade do Rio de Janeiro-RJ, foi professora, jornalista e poetisa. No entanto, todos conhecem seu legado devido à sua grande contribuição para a literatura infantil. Entre as suas obras de destaque estão “Ou Isto Ou Aquilo”, “O Menino Azul” e “Giroflê, Giroflá”.

Livros, peças teatrais, cantigas de rodas, poesias e muitas outras obras publicadas, o nome de Cecília Meireles ainda é uma referência para educadores e educadoras em diferentes países do mundo. Entre os diversos projetos e movimentos culturais que esteve envolvida, destaque para a primeira biblioteca infantil do Brasil, organizada por ela, em 1935.

jaqueline-moll-escola-mais

(Reprodução: Movimento de Inovação na Educação)

Jaqueline Moll

Jaqueline Moll é professora e brasileira que atua e pesquisa áreas de políticas públicas e práticas pedagógicas, principalmente em alfabetização, educação de jovens e adultos, entre outros temas muito importantes para a sociedade e para a educação.

Ela é um dos maiores nomes quando se fala da Educação Integral e a responsável pela implementação do programa Mais Educação, que tem como objetivo ampliar a jornada escolar de crianças e adolescentes para melhor evolução e aprendizagem no Ensino Fundamental.

malala-yousafzai-escola-mais

(Fairfax Media via Getty Images)

Malala Yousafzai

Um dos principais nomes contemporâneos em educação e direitos humanos, Malala Yousafzai nasceu no dia 12 de julho de 1997, no Paquistão. Ela cresceu em uma família muçulmana e foi incentivada a estudar pelo seu pai.

Na sua infância, Malala tornou-se ativista e buscou defender o direito das mulheres a terem acesso à educação. Por esse motivo, ela e seu pai passaram a ser ameaçados frequentemente pelo Talibã, um grupo radical que controlava a região em que ela vivia.

Foi vítima de um grave atentado, mas sobreviveu. Então, Malala foi enviada para fazer seu tratamento na Inglaterra. Em 2014, Malala foi reconhecida com o Prêmio Nobel da Paz e hoje segue sua luta pelos direitos das mulheres ao acesso à educação.

E ainda tem muito mais!

Essas são algumas das diversas mulheres que transformaram e seguem impactando o mundo para a construção de uma educação de qualidade.

Quer saber mais sobre o tema? Neste TED, Chimamanda Ngozi Adichie, feminista e escritora nigeriana, fala sobre a importância do feminismo no mundo atual.

Gostou do conteúdo? Salve e compartilhe.

Se quiser acompanhar as novidades, notícias e tendências compartilhadas pela Escola Mais, assine a nossa newsletter ou siga as nossas redes sociais. Quem sabe você não tem um tema para compartilhar com a gente? Compartilhe sua opinião em nossos canais digitais!