licao-escola-mais

Lição na escola e a oportunidade de desenvolver a autonomia do aluno

Decoreba, muitos exercícios repetitivos e ansiedade de terminar as tarefas. Será que as lições de casa ainda são métodos eficazes para melhorar a aprendizagem e autonomia do aluno? O questionamento é plausível e tem sido feito em diferentes esferas da sociedade. 

 

Leia mais:

>> Por que inglês na escola todos os dias é importante para a aprendizagem?

>> Resultado escolar: como acompanhar a evolução em sala de aula?

 

Na Escola Mais, nós utilizamos uma metodologia que incentiva o aluno a realizar todas as suas tarefas na escola, em um ambiente propício para isso, além de contar com o apoio dos colegas e dos professores. Você sabe quais são os benefícios dessa prática? Acompanhe a seguir.

 

Os cuidados da escola com a lição de casa

O uso ou não da lição de casa como forma de desenvolver a autonomia do aluno e reforçar sua capacidade de adotar uma rotina de estudos pode variar de acordo com cada escola. 

No entanto, estudos já mostraram que essa não é a única forma de extrair o melhor da aprendizagem em diferentes fases da vida do estudante. Existem diversos fatores externos que influenciam se o aluno vai ou não fazer a lição de casa.

 

licao-escola-mais

O que levar em consideração ao passar a lição de casa? 

 

A questão social deve ser observada, assim como a rotina na casa de cada criança ou adolescente. 

Com isso, entender se o conteúdo aplicado está motivando o estudante ou apenas fazendo com que ele se canse da matéria, ou se sinta frustrado por não conseguir resolvê-la, é necessário. Ao passar a lição de casa, é importante o educador saber que:

 

 

 

  • Lição de casa não é uma punição: então, ele não deve receber mais tarefas porque não se comportou em sala.
  • Não adianta sobrecarregar o aluno: não é porque a escola passa mais lição que o ensino é melhor do que os outros.
  • Incentive a criatividade por meio de atividades: o estudante deve ver sentido nas tarefas que está fazendo. Um exemplo é explorar questões culturais e históricas da sociedade.
  • Entenda e conheça a realidade das famílias: os alunos  contribuem com as atividades domésticas, ou os pais têm tempo para passar com eles em casa? Há espaço para essas tarefas na rotina das crianças? Cada família tem a sua realidade.

 

Esses são apenas alguns aspectos que podem influenciar se uma criança ou adolescente vai ou não fazer a lição de casa, mas existem outros. Por isso, o melhor lugar para praticar esses exercícios é em um ambiente propício para isso, como falaremos a seguir.

 

Por que fazer a lição na escola? 

Em primeiro lugar, é importante ver a lição de casa como um complemento ou sequência do estudo em sala de aula. Nesse momento, o aluno deve se apropriar do conteúdo e aprender as melhores maneiras de estudar.  

Quando o aluno está em um ambiente propício para o desenvolvimento da aprendizagem, fica muito mais fácil de trabalhar esse desenvolvimento. Isso acontece porque além de poder se familiarizar com calma e no seu tempo com o que ele absorveu até aqui, ele pode trocar ideias com os colegas e contar com o apoio dos professores para tirar dúvidas.

 

Como funciona a lição de casa na Escola Mais?

escola-mais-licao

Nós tiramos a lição de casa da rotina dos alunos e adotamos outras metodologias para reforçar a autonomia e a importância de criar uma rotina de estudos. 

Na Escola Mais, a lição de casa é feita dentro do ambiente escolar com ajuda dos professores e. Todos os dias, os estudantes têm um tempo dedicado ao estudo individual e à realização desses exercícios. 

Dessa forma, os professores conseguem criar aulas mais engajadoras e aprofundadas, trabalhando a partir das perguntas e dos estudos de cada aluno. Por outro lado, as crianças e os adolescentes adquirem o hábito de estudos diários, além de demonstrarem mais informações sobre suas necessidades individuais.

 

 

Então, não tem tarefa de casa?

Tem sim, mas elas são realizadas de outra forma e não necessariamente em casa. 

Por meio das Metodologias Ativas, como a sala de aula invertida, por exemplo, os alunos recebem o conteúdo antes, fazem suas pesquisas e trazem pontos de vista para serem discutidos e trabalhados em sala, o que torna a aprendizagem muito mais interativa e eficiente.

O aluno, então, se torna protagonista no seu processo de aprendizagem.

Esse trabalho pode ser feito durante o período em que eles estão na escola,  assim, o momento em que a criança ou o adolescente está em casa é dedicado para conviver e aproveitar o tempo em família. 

 

Gostou? Conheça a Escola Mais!

Veja como essa metodologia é aplicada na prática, além de conferir de perto todos os nossos diferenciais. Entre em contato com a nossa equipe  de especialistas e agende uma visita em uma de nossas unidades. Esperamos você!

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.