Leitura 2 1 1536x1224 1 1024x816

Escola Mais: Como incentivar a leitura pode ajudar no processo de aprendizagem? 

Dia da Literatura Brasileira (1º), Star Wars Day (4), Dia da Matemática (6), Dia do Orgulho Geek (25), entre outras datas comemorativas. O mês de maio será repleto de diferentes dias com temas especiais que podem ser explorados em atividades dentro da escola, inclusive o incentivo à leitura. 

Leia mais:

>> Como a Escola Mais cuida da Rotina Escolar?

>> Aprendizagem: saiba como acompanhar o rendimento escolar do aluno

>> Por que gostar da escola é importante para a aprendizagem?

Segundo a última edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, publicada pelo Instituto Pró-Livro, o público infantil é  o que mais lê no Brasil. O levantamento mostrou que a faixa etária dos 5 aos 10 anos de idade é o perfil com maior frequência de consumo de livros de literatura, independentemente do suporte. 

As crianças representam 23% de toda a população e costumam ler diariamente ou quase todos os dias por vontade própria.

Por que é importante impulsionar o hábito da leitura entre os alunos? 

Assim como qualquer habilidade, a leitura precisa ser estimulada, praticada e exercida todos os dias. Não é um hábito natural, o qual precisa ser revisitado diariamente e provocado pela escola, família e toda rede de apoio do adolescente ou da criança. 

Quando trabalhado corretamente na escola, o incentivo à leitura contribui positivamente no processo de aprendizagem dos estudantes. 

Afinal, é por meio da imersão nos livros, as crianças desenvolvem maior domínio da linguagem, experimentam diferentes sentimentos e emoções, acessam novas culturas, desenvolvem sua autonomia, descobrem seus gostos e desenvolvem sua criatividade. 

Como incentivar o hábito da leitura na escola?

Incentivar a leitura no processo educacional não significa levar o hábito de ler como mais um método de avaliação ou pontuação. É uma iniciativa que vai além da conexão entre as disciplinas e não se limita apenas a uma matéria específica como a Língua Portuguesa, por exemplo. 

O incentivo e o contato com diferentes disciplinas mostra aos alunos o quanto ler é importante para aprender. 

Que tal usar o Dia da Matemática para contar a história do escritor Júlio César de Mello e Souza (Malba Tahan), que abordava em suas obras a Matemática por meio de enigmas, fantasias e aventuras? É a oportunidade de trazer um lado mais lúdico para esse estudo.  

Dessa forma, apresentaremos a leitura como uma forma de estimular a aprendizagem. Com ela, os alunos fazem grandes descobertas e associações, envolvem o imaginário e o real, além de dar significado ao aprendizado.

Quer saber mais sobre o tema? Nós separamos um podcast interessante sobre o papel da família no incentivo da leitura. Ouça a seguir!

A tecnologia e literatura na educação

Pensar em leitura não nos restringe apenas a livros, enciclopédias e etc. Ela abrange todos os nossos meios, seja na escola, em casa e até mesmo por meio dos aparelhos eletrônicos, como os smartphones. 

Com todos nós dedicando cada vez mais tempo à tela, é importante pensar uma maneira de absorver conteúdos interessantes dessas plataformas digitais. Por exemplo, quando lemos um artigo ou acompanhamos as notícias no feed das nossas redes sociais. 

Esse contato com a leitura também no ambiente digital faz parte da vida dos alunos, unificá-las é importante na formação de futuros leitores. Nas redes sociais, os jovens podem até assistir vídeos, se aprofundar e acessar diferentes mídias sobre o tema que estão lendo.

Os filmes do Harry Potter, por exemplo, incentivaram muitas pessoas a procurarem os livros e acompanharem as aventuras do jovem bruxo através das páginas. 

Cultura pop: um tema que os alunos gostam

Assim como trazemos a memória do Star Wars Day, a tão conhecida e famosa série de filmes começou com os livros até chegar ao universo cinematográfico. 

A associação dos dois formatos de linguagens despertam ainda mais vontade de conhecer as histórias, estabelece o vínculo entre as crianças e adultos por meio das histórias e tantas aventuras para, a partir disso, as levar a adotar o hábito de leitura. 

Outra forma de vincular a leitura com a atualidade de forma lúdica, são através dos jogos e histórias em quadrinhos (HQs). Grande parte dos games que estão em alta com a garotada abrangem o universo abordado nas histórias em quadrinhos, como por exemplo as séries de super-heróis. 

Esse mergulho das histórias utilizando os jogos como referência aproxima cada vez mais os jovens ao universo “multimidiático” da leitura, que inclusive fazem parte das atuais habilidades e competências existentes na BNCC.  

Com isso, que tal levar o Star Wars Day e o Dia do Orgulho Geek para a escola, onde os alunos criam suas próprias histórias a partir das aventuras de seus heróis? A iniciativa pode desconstruir a ideia da leitura como algo chato e obrigatório para algo divertido e lúdico.

Para concluir… 

Como dissemos, ler é uma habilidade social e que precisa ser aprendida, trabalhada e incentivada todos os dias. Por meio dela, compreendemos o que somos, o que queremos e para onde iremos. 

É uma porta que se abre a cada página, em que descobrimos novos mundos que muitas vezes transformam nossa maneira de ver e lidar com a nossa realidade. E, por isso, ela é tão valorizada dentro das nossas metodologias estabelecidas aqui na Escola Mais. 

Não é uma obrigação e nem um momento “chato” na rotina para os nossos alunos. É um passaporte para a imaginação e a evolução do aprendizado que a gente tem muito orgulho de compartilhar com os nossos estudantes. Quer saber como funciona? Visite uma de nossas unidades.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.