mao-na-massa-escola-mais

Como o ensino mão na massa favorece o desenvolvimento do aluno?

Aprender também é fazer. Quando se trata de colocar o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, os ambientes que proporcionam e incentivam o ensino mão na massa, ou maker labs, são a melhor forma de atingir esse objetivo.

O conceito tem ganhado força em muitas escolas pelo mundo todo e abre as portas para novas formas de aprender.

>> Qual é a importância do período integral para os estudantes?

>> Como estimular o protagonismo infantil no ambiente escolar?

Na Escola Mais, por exemplo, o nosso laboratório maker é um lugar muito aproveitado pelos estudantes para aprender, errar, corrigir, acertar e inovar. O resultado dessa proposta pedagógica faz parte das Metodologias Ativas que a gente costuma trabalhar nas unidades.

Esses espaços seguros garantem aos estudantes de diferentes idades um lugar para desenvolver e apresentar resoluções de problemas por meio de atividades de criação. No entanto, por que aplicar essa metodologia? Quais são os resultados?

Veja mais sobre eles nos parágrafos a seguir.

O que é um laboratório maker e como funciona no dia a dia do aluno?

O conceito e o ambiente de investigação e descoberta vão além da sala de aula e priorizam as resoluções de problemas reais, seja no ambiente escolar ou no ambiente em que esses estudantes vivem.

Aprender fazendo é o que estimula os estudantes e amplia sua criatividade. O formato os torna curiosos, seguros de seus erros e acertos, perseverantes e investigativos, reforçando os seus desempenhos dentro da escola.

Além de desenvolver competências, a socialização e o trabalho em equipe que esse ambiente proporciona são enriquecedores. Com desafios e objetivos comuns, eles compartilham ideias e descobertas e possibilitam às crianças exercitarem o trabalho em equipe e a empatia.

mao-na-massa-2-escola-mais O papel do professor no ensino mão na massa

O educador ou educadora tem o papel de orientar, tirar dúvidas, questionar e estimular para que esses estudantes se arrisquem e estabeleçam uma relação de confiança. Tudo isso ele(a) faz com intencionalidade, pois conhece a realidade de cada turma.

Dessa forma, pode propor desafios na medida certa. Nem tão difícil para desistir e se sentir desmotivado, nem tão fácil a ponto de não despertar o aprendizado. Além disso, ele(a) assume como motivador, pois acredita e ouve o que os alunos têm a oferecer.

Maker lab, metodologias ativas e competências da BNCC

São elas, exercitar a curiosidade, a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação, a criatividade, elaboração de hipóteses, criar soluções, exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos, a cooperação, o conhecer-se e apreciar-se.

Essas competências mostram a importância de um olhar integral para o aluno para que sua totalidade seja levada em consideração, sempre compreendendo seus aspectos cognitivos, sociais e emocionais.

O objetivo principal deve ser preparar as crianças para o futuro, sem esquecer o momento que estão vivendo naquela situação. Diante deste cenário, podemos ilustrar melhor qual educação oferecemos em nossa escola e como ela vêm se desenvolvendo.

Por que o ensino mão na massa é importante?

As Metodologias Ativas são uma nova maneira de pensar a educação que buscamos levar para os nossos alunos, pois compreendemos a importância de assumirem a construção do seu saber.

Proporcionar às crianças e jovens ferramentas como a oficina maker, não só implica no compromisso com os estudos, mas com o futuro. O objetivo é formar o pensamento crítico, despertar a criatividade, incentivar a inovação e solucionar problemas reais.

Matricule-se e venha para a Escola Mais!

Sala de aula invertida, maker labs, período integral, lição de casa na escola e muito mais!

Conheça uma de nossas unidades e descubra como a Escola Mais pode levar o conhecimento muito mais longe através de metodologias ativas de aprendizagem. Fale conosco, as matrículas para 2023 estão abertas!