dia-mundial-da-poesia-escola-mais

Dia Mundial da Poesia: o que você precisa saber sobre essa data?

As palavras têm poder. Quando estão presentes em versos e estrofes de uma poesia, elas alimentam a alma, alegram o dia, acalmam a mente e acalentam os corações. Versos e estrofes bem estruturadas podem nos animar, quando mais precisamos, ou nos fazer chorar. Poesia tem ritmo, alegria e um dia próprio para brilhar!

Na Escola Mais, sempre valorizamos cada estilo literário, incentivando o hábito da leitura entre os nossos alunos. Por isso, na semana do dia 21 de março, não poderíamos deixar de fazer um conteúdo exclusivo  sobre o Dia Mundial da Poesia.

Então, se você tem o hábito da leitura e ficou curioso para saber mais sobre essa data tão especial, acompanhe os próximos parágrafos, pois aqui você vai encontrar uma série de informações muito interessantes. Vamos lá? 

 

Qual é a origem do Dia Mundial da Poesia?

Celebrado no dia 21 de março, o Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da Unesco, em 1999. A data foi escolhida pela entidade para celebrar essa manifestação artística, todos anos, que segue viva depois de séculos. 

Segundo informa a ata da conferência, o objetivo é dar os devidos “reconhecimento e impulso novos aos movimentos poéticos nacionais, regionais e internacionais”. Ao criar o Dia Mundial da Poesia, a Unesco promove a diversidade das línguas, além de incentivar a aceitação da palavra como elemento que socializa e estrutura as pessoas. 

Outro ponto discutido durante a conferência é que, através dessa forma de arte, é possível ajudar os jovens a refletirem sobre si mesmos e redescobrirem valores essenciais. Cultura, sociedade, humanidade e literatura. Tudo envolve a poesia e, por isso, essa data é tão importante.

 

O que representa o Dia Mundial da Poesia?

União, celebração e contestação. O Dia Mundial da Poesia é bastante simbólico justamente por comemorar não só a arte de fazer poemas e seu valor em aspecto literário, mas a atuação da poesia na evolução da sociedade. 

Por isso, todos os anos, a Unesco emite uma mensagem para celebrar a data que coloca os problemas que podem ser discutidos por poemas. É como disse Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO em seu depoimento publicado no site da organização

 

“A orquestração das palavras, a cor das imagens e a contundência de uma boa métrica conferem à poesia um poder inigualável. Como forma de expressão íntima que permite abrir-se aos outros, a poesia enriquece o diálogo que catalisa todo o progresso humano e é necessário mais do que nunca em tempos turbulentos.” 

 

Cada uma dessas manifestações mostram que o Dia Mundial da Poesia é uma homenagem do mundo para o poema, os poetas, as poetisas, tradutores, editores e leitores, além de trazer a reflexão de todas as temáticas abordadas no passado e no presente, constantes em diferentes fases das nossas vidas.

 

Por que ler poemas desde cedo?

Ler para crianças é fundamental para estimular o hábito da leitura desde cedo. No entanto, quando se trata de poesia, estamos diante de uma forma diferente de escrita que desperta sensações únicas enquanto estamos em contato com ela. 

Fazer a leitura de poesias deve fazer parte da rotina escolar e em casa, pois possibilita um desenvolvimento infantil mais saudável com muita cultura, literatura e sensibilidade em diferentes formas de se expressar. 

Entre os seus benefícios, estão a criação da consciência fonológica, processos de alfabetização, familiaridade com o gênero narrativo, ampliação de um vocabulário mais amplo e descobertas de novas formas de se expressar oralmente. 

 

Confira 5 autores para estimular a poesia entre crianças e adolescentes!

Se você quer mergulhar no universo das poesias e convidar estudantes, entre eles crianças e adolescentes, para fazer parte dessa jornada, então confira alguns escritores e escritoras que vão guiá-los por essa estrada, sempre movidos pela imaginação. 

 

Poesias para crianças

Entre poetas nacionais, recomendamos 3 nomes nessa primeira lista. São eles:

 

  • MANOEL DE BARROS

Reconhecido como o poeta das infâncias, Manoel de Barros escreveu uma série de poemas que prendem a atenção das crianças. Seu estilo é lembrado pela sensibilidade e simplicidade com que escreve seus versos. Entre os que se destacam, recomendamos “Borboletas”, “Tratado Geral das Grandezas do Ínfimo” e “O fazedor de Amanhecer”. 

 

cecilia-meireles-ou-isto-ou-aquilo

Reprodução Amazon

  • CECÍLIA MEIRELES

Quando Cecília Meireles publicou sua obra “Ou isto ou Aquilo”, foi um verdadeiro marco na literatura e na poesia infantil brasileira. O livro de poemas mostra o universo das crianças e como no centro de tudo estão alguns elementos muito particulares da infância, como a avó, a bailarina e os brinquedos.

 

 

 

  • RUTH ROCHA

Considerada uma das escritoras de livros infantis e juvenis mais famosas do Brasil, Ruth Rocha tem mais de 200 obras publicadas. Seu estilo é reconhecido por escrever sobre temas que fazem parte do crescimento das crianças, despertando a atenção para questões da infância e seus direitos. Um deles é o poema “Pessoas São Diferentes”.

 

Poesias para adolescentes

Em outra fase do seu desenvolvimento, os adolescentes podem encontrar nestes autores e autoras o caminho para começar a gostar de poesia. Veja 3 referências a seguir:

 

41+nxct0xpl. Sx327 Bo1,204,203,200

Reprodução: Amazon

  • CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Além de ser um campeão em referências em vestibulares, Carlos Drummond de Andrade tem em suas poesias uma das maiores marcas do modernismo brasileiro. 

O poeta que nasceu em Itabira, no interior de Minas Gerais, é um dos principais nomes da poesia brasileira e uma boa referência para quem está começando a ler poemas. Inclusive, o primeiro passo recomendado é com a obra “Sentimentos do Mundo”. Vale a pena conferir!

 

 

 

 

  • CONCEIÇÃO EVARISTO

Considerada uma das poetas mais inspiradoras da atualidade, Conceição Evaristo é uma mulher negra, nascida na periferia de Belo Horizonte e dá voz aos marginalizados e oprimidos pela sociedade em suas poesias. 

Graduada em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada, teve textos publicados nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Para começar a ler suas obras, recomendamos “Poemas da recordação e outros movimentos”.

 

 

antologia-poetica

Reprodução: Amazon

  • MARIO QUINTANA

Vocabulário simples e um olhar único para as situações do cotidiano. Sua forma coloquial e a quebra de formalidade trazem um formato do seu texto que não se identifica com nenhum movimento literário, especificamente. 

Para quem quer começar a ler os poemas de Mário Quintana, uma boa recomendação é a sua obra chamada “Antologia Poética” para mergulhar no universo de obras encantadoras e inspiradoras publicadas pelo autor.

 

 

 

 

Gostou das dicas? Compartilhe nas suas redes sociais!

A poesia e todos os outros gêneros literários têm um lugar especial no dia a dia dos estudantes e dos profissionais da Escola Mais. Por isso, desenvolver um material como esse, em que trazemos referências e contamos mais sobre essa data tão importante, faz toda a diferença.

Você conhecia o Dia Mundial da Poesia? Se gostou das informações e das dicas que trouxemos ao longo deste artigo, fique à vontade para compartilhar o link nas suas redes sociais e celebrar essa data com recomendações de leitura. 

Siga as nossas redes sociais e acompanhe mais conteúdos como esse. Até a próxima!

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.