dia-internacional-da-lingua-portuguesa-escola-mais

Entre crases e porquês, viva o Dia Internacional da Língua Portuguesa!

Entre as regras da crase e o uso dos porquês, passando pelos conceitos de orações subordinadas e coordenadas, até chegarmos às oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas. A nossa língua é tão complexa e, ao mesmo tempo, tão apaixonante, que ganhou um dia exclusivo para celebrá-la. Nesta sexta-feira, dia 5 de maio, é o Dia Internacional da Língua Portuguesa. 

Falada por mais de 280 milhões de pessoas em cinco continentes, a língua portuguesa é o idioma oficial em nove países que são membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Na prática, ela também é a língua de trabalho ou oficial da União Europeia, União Africana e do Mercosul (Mercado Comum do Sul). 

Diante de todo esse reconhecimento internacional, você tem ideia como surgiu a data e por que ela é tão importante no Brasil? Veja a seguir insights e curiosidades sobre o nosso idioma, além de dicas para você aproveitar o Dia Internacional da Língua Portuguesa. Acompanhe! 

 

Como surgiu o Dia Internacional da Língua Portuguesa?

A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) em 2019, com objetivo de reconhecer o papel e a contribuição do idioma para preservar e disseminar a civilização e a cultura humana. 

A estimativa é que, até o final deste século, serão mais de 500 milhões de pessoas que devem ser falantes de língua portuguesa, considerada a mais falada em todo o hemisfério sul do planeta. Atualmente, o português, como o conhecemos, é o idioma usado por 280 milhões de pessoas no mundo.

 

Quais são as 5 maiores curiosidades sobre a nossa língua?

Quem tem contato direto com outros idiomas, como os alunos da Escola Mais que desenvolvem o inglês todos os dias, sabe que a língua portuguesa tem suas particularidades. E é justamente essa personalidade própria que a torna tão especial. Veja cinco curiosidades que você só encontra na língua portuguesa:

 

1. Quantas palavras existem no nosso vocabulário?

Atualmente, fazem parte do vocabulário português aproximadamente 500 mil palavras, mas vemos novos termos e expressões surgirem todos os dias, enquanto outras podem até ser esquecidas. Por exemplo, com o avanço da tecnologia, a palavra “selfie” acaba ocupando o lugar do “mimeógrafo”.  Fomos longe agora, hein?

 

2. Palavras que só existem em português

Um estudo realizado por Tim Lomas, PhD da Universidade de Londres, chamado “Positive Lexicography Project” encontrou palavras que não podem ser traduzidas. Entre elas estava “saudade”, considerada como sendo própria da língua portuguesa. 

 

3. A maior palavra da língua portuguesa

Inconstitucionalissimamente? Papibaquígrafo? Nada disso! A maior palavra da língua portuguesa é pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico, consegue ler em voz alta? Ela tem exatamente 46 letras e define uma patologia da pessoa que inala cinzas vulcânicas e elas comprometem parte do pulmão.  

 

4. Origem do cedilha no C

A origem da cedilha é espanhola. No começo de tudo, colocava-se um pequeno Z logo abaixo do C, indicando que a pronúncia era de S. Com o tempo, esse pequeno Z foi substituído e deu lugar ao Ç que conhecemos. 

 

5. Tem uma palavra com o plural no meio

A língua portuguesa possui uma palavra no seu vocabulário em que o plural é indicado no meio e não no final. É “quaisquer”, plural de “qualquer”.

 

Quem são os escritores e escritoras com obras para se encantar com a língua portuguesa?

Estilos, formatos e narrativas. Quanto se trata de livros e outras obras da Língua Portuguesa, a diversidade no vocabulário e na construção textual está em evidência. A seguir, separamos alguns autores e autoras que você precisa conhecer. Tem para todos os gostos!

 

Joao-Guimaraes-Rosa

Guimarães Rosa (1908-1967)

Subversões na sintática, transcrição literária da fala sertaneja, provérbios e ditos populares totalmente ressignificados. O autor de grandes obras como “Grandes Sertões: Veredas” foi um verdadeiro ícone da literatura nacional. Vale a pena conhecer!

 

 

 

 

conceicao-evaristoConceição Evaristo (1946 – )

Considerada uma das poetisas mais inspiradoras da atualidade, Conceição Evaristo é uma mulher negra, nascida na periferia de Belo Horizonte. Graduada em Letras, mestre em Literatura Brasileira e doutora em Literatura Comparada, teve textos publicados nos Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra. Comece por “Poemas da recordação e outros movimentos”.

 

 

 

jose-saramagoJosé Saramago (1922-2010)

Importante escritor português, Saramago venceu o Prêmio Nobel de Literatura e o Prêmio Camões por suas obras. Pouquíssima pontuação e quase nenhuma divisão de parágrafos marcam seu estilo bastante peculiar do uso da língua portuguesa. Experimente e leia o “Ensaio sobre a Cegueira”. 

 

 

 

cecilia-meirelesCecília Meireles (1901-1964)

Quando Cecília Meireles publicou sua obra “Ou isto ou Aquilo”, foi um verdadeiro marco na literatura e na poesia infantil brasileira. O livro de poemas mostra o universo das crianças e como no centro de tudo estão alguns elementos muito particulares da infância, como a avó, a bailarina e os brinquedos.

 

 

 

 

museu-da-lingua-portuguesa-spEstá em São Paulo-SP? Comemore no Museu da Língua Portuguesa

No Dia Internacional da Língua Portuguesa, o Museu da Língua Portuguesa localizado na capital paulista organizará uma série de atividades nos dias 5 e 6 de maio, em diferentes ambientes. Com o tema “Língua e Canção”, o objetivo é celebrar a potência e a diversidade da música brasileira por meio da imersão em diferentes estilos musicais. O evento é GRATUITO.

Entre os artistas convidados estão Chico César, Lirinha, KL Jay e Samba da Vela, além da presença de estilos como cantos indígenas, música caipira, lusofonia, rap, funk, embolada, MPB e coco. Se você estiver procurando uma programação para o final de semana, vale a pena conferir. Clique aqui e saiba mais!

 

Gostou do conteúdo? Assine a newsletter da Escola Mais

Para continuar acompanhando os artigos, vídeos, lives e tudo o que acontece na Escola Mais, assine a nossa newsletter e siga os nossos perfis nas redes sociais. Quando quiser, faça uma visita em uma de nossas unidades.

Precisa de ajuda para saber mais?

Preencha abaixo e entraremos em contato para ajudá-lo da melhor forma.