Escola Mais 1522 2 1024x683 2

Como a Escola Mais cuida da Rotina Escolar?

A rotina é aquele caminho diário que ocorre normalmente. Nossos hábitos marcados pelo tempo, pelo relógio, o que fazemos todos os dias. Na medida certa, a rotina é estruturante, nos organiza individual e coletivamente.

A rotina também nos ajuda a ter previsibilidade quanto aos acontecimentos, contribuindo para que ajustemos nossas expectativas em relação ao futuro próximo. Estabelecer rotinas e hábitos pode diminuir muito da nossa ansiedade, estresse e insegurança de maneira geral. A rotina pode garantir nossa lógica diária de vida por meio de suas estruturas, repetições, ritmo e os fluxos que nos guiam.

Por outro lado, alguns dizem que a rotina pode ser maçante, desgastante e repetitiva, e que pode interferir na nossa criatividade. Sim, a rotina pode ser maçante principalmente se nos distanciarmos muito das nossas necessidades, propósitos, interesses e metas.

Fazermos o que faz sentido, o que nos interessa e o que é necessário, nos faz compreender que as nossas ações diárias não são em vão. Passamos a associar nossos esforços diários aos resultados que obtemos a partir deles. E com este reconhecimento dos porquês em cada parte da nossa rotina, podemos também dosar nossos esforços e aprender a organizar as prioridades. Trata-se, então, de um processo de gestão constante, em conjunto com a tomada de consciência sobre nossas escolhas para a vida.

Será então que é possível estabelecer uma rotina escolar para nossos alunos, com sentido e que seja motivante? Quais são os elementos de uma rotina, que garantem produtividade, motivação e organização, sem levar à exaustão?

A Escola Mais, desde sua criação, procura ter um olhar cuidadoso quanto a estes aspectos e considera a rotina um elemento curricular, integrado às intencionalidades da escola. Tanto consideramos a importância de se estabelecer um ritmo para os processos escolares e aprendizagem a partir da rotina, quanto construir uma experiência que inspire engajamento, motivação, dedicação, construção de autonomia entre outras outras competências. A rotina na Escola Mais não é aleatória!

Vamos, então, relatar alguns aspectos da Rotina da Escola Mais.

Uma das principais características da nossa proposta pedagógica, é o período integral. Esta escolha pedagógica vem do entendimento de que para oferecer qualidade para a aprendizagem e para o desenvolvimento, é necessário tempo de qualidade.

A aprendizagem por meio do uso de diferentes estratégias, é o segundo aspecto que compõe a rotina da Escola Mais. As nossas principais Estratégias Pedagógicas são: Aula, Estudo Individual e Mão na Massa.

Durante o período integral, os estudantes trabalham com estas três frentes de maneira alternada, desde o Ensino Fundamental 1, até o Ensino Médio. Este percurso diário diverso está na essência da Escola Mais, mas além disso, há outros horários que são dedicados a contribuir mais diretamente com a construção da autonomia dos alunos.

As RODAS, do 1° ao 3° ano, os PLANEJAMENTOS, no 4° e do 5° ano, e os ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS e MENTORIAS, a partir do 6° ano até o Ensino Médio.

Estas práticas acontecem de maneiras diferentes conforme a faixa etária, mas são pensadas para que o aluno da Escola Mais tenha uma formação sólida acerca de suas competências pessoais e sociais.

Sabemos que a conquista da autonomia é gradual e ocorre ao longo de uma vida. Acreditamos que estas estruturas fazem toda a diferença para a construção da relação com o tempo, espaço, recursos e tarefas! Cuidando da Rotina Escolar, cuidamos da qualidade da experiência dos nossos alunos, e quanto mais apropriados os alunos estiverem de sua própria Rotina, melhores serão as suas condições para a aprendizagem e o desenvolvimento.

Assim, te convidamos a assistir o vídeo de uma de nossas alunas, a Nicole Alves Lange, do 8ºC da Unidade Vila das Mercês, contando como é a sua rotina escolar aqui na Escola Mais. Aproveite também para se inspirar a construir o próprio ritmo de estudo e trabalho. https://www.instagram.com/tv/CPGlOrcFHhz/

Na Escola Mais, seu filho aprende a aprender!
Quer oferecer uma educação de alta qualidade aos seus filhos, por um valor acessível? Deixe seus dados em www.escolamais.com e nosso time entrará em contato com você!

TEXTO POR MARINA CASTELLANI (Diretora Pedagógica da Escola Mais)