ferias-escola-mais

5 dicas para aproveitar ao máximo as férias escolares com crianças e adolescentes

As férias escolares finalmente chegaram! Depois de um período letivo repleto de tarefas, atividades e desafios, as crianças e os adolescentes têm direito ao merecido descanso na reta final do ano. É o momento de curtir, viajar, sair com os amigos e aproveitar a família.

>> Por que é importante incentivar o esporte na escola?

>> Como o incentivo à leitura potencializa a evolução na aprendizagem?

A seguir, veja como organizar a agenda e aproveitar ao máximo esse momento, mesmo que os outros familiares não estejam de férias.

Antes de qualquer dica…

Em primeiro lugar, é importante que alguma pessoa da família assuma o compromisso de organizar as férias. Vocês vão precisar de um planejamento completo com os principais eventos, passeios, viagens e outras oportunidades durante os meses de dezembro de 2022 e janeiro de 2023 para preparar tudo.

É um bom momento para sair da rotina e experimentar novas formas de aprender através da música, do teatro, de museus e muito mais. Tudo pronto? Vamos às dicas!

Mercadao 1 1024x570

Mercado Municipal de São Paulo

Conheça a cidade em que você mora

Sabe aquele ponto turístico que você nunca teve tempo de visitar? Quem vive em São Paulo-SP,  talvez já tenha passado por essa situação. São tantos lugares para visitar e tão pouco tempo para se dedicar a essas atividades culturais, que não faltam opções de locais para conhecer.

É quase como uma aula de História, Geografia, Artes e outras disciplinas ao ar livre. Isso sem falar na culinária que conta com opções de gastronomia no mundo todo. Basta uma pesquisa rápida no Google para encontrar um restaurante com uma comida típica de um país.

De bate-pronto, nós já indicamos: o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento, a Avenida Paulista, a Estação da Luz, o Memorial da Resistência e o Mercadão Municipal, isso sem falar no conhecido Bairro da Liberdade. Vale a pena visitar!

Catavento 768x576

Museu Catavento

Visite os museus, exposições, bibliotecas e mais!

Falando em variedade, na capital paulista há uma infinidade de museus, exposições de arte, eventos, rodas de leituras, bibliotecas e outras fontes de cultura que as famílias podem aproveitar juntas.

Comece pelas opções mais tradicionais como Museu Catavento, MASP, MIS, Pinacoteca, MAM, Museu da Imaginação, Museu da Língua Portuguesa e o recém-inaugurado (novamente) Museu do Ipiranga, que está com entradas gratuitas.

Acompanhe as opções gratuitas na programação

As unidades do Sesc espalhadas pela cidade de São Paulo-SP contam com uma programação especial para férias que conecta esporte, cultura e arte. De atrações musicais até oficinas e aulas gratuitas, vale a pena conferir toda a agenda e ver o que mais se adequa à sua família. Clique aqui e confira a programação completa no site oficial do Sesc!

Aproveite as atividades ao ar livre!

Como passeios em parques, praças do próprio bairro e roteiros mais elaborados como, por exemplo, conhecer uma nova cidade. Essas atividades podem estar associadas a algumas atividades físicas como bicicleta, patins e outros esportes individuais e coletivas. Parques como o Ibirapuera, Villa-Lobos e Horto Florestal são boas opções.

Cinema, teatro e outras opções em casa

Fez tudo o que tinha para fazer com as crianças nas férias e ficou sem ideias? Experimente levar ao cinema ou ao teatro para conferir o que está em cartaz. Por mais que pareça algo simples, é uma boa oportunidade de passar momentos agradáveis em família e de uma forma diferente. Quem sabe não combina esse passeio com um delicioso jantar, não é mesmo? Veja mais dicas a seguir:

Dsc 6703

• Brincar em casa

Outra opção é pensar em brincadeiras que possam ser feitas em casa. Massinha de modelar, brinquedos com materiais recicláveis e outros jogos coletivos como tabuleiro, xadrez e quebra-cabeça são ótimas opções.

• Contato com a natureza

Separe um momento para as crianças ajudarem a regar as plantas, cuidar das flores, começar uma pequena horta com temperos e ervas. Esse momento é bem divertido e pode reforçar o cuidado com o meio ambiente e o trabalho em equipe.

• Culinária divertida

Tanto para as crianças mais novas, quanto para os adolescentes. Todos adoram um novo desafio e cozinhar em família é um passatempo muito divertido. Procure receitas fáceis e que agrade a todos, para que possam aproveitar o momento desde a preparação até a degustação.

• Solidariedade em família

Roupas, brinquedos e outros itens que estavam esquecidos há muito tempo podem ser organizados e levados para doação em alguma instituição da cidade. É uma iniciativa que pode despertar empatia nos pequenos, assim como a solidariedade.

Anotou as dicas? Então, é hora de aproveitar!

Essas foram algumas ideias para quem não vai viajar ou, se viajou, preparar alguma programação para quando voltar para casa. Lembrando sempre que, muitas crianças e adolescentes  desejam compartilhar esse momento de descanso com os familiares, (sendo algo, inclusive, muito saudável) por isso, a presença e a atenção total é tão importante. Lembre-se disso e aproveite! Para mais dicas, siga nossas redes sociais e acompanhe nosso blog.