Sala de Aula Invertida: O que é e porque utilizá-la?

O avanço da internet e da tecnologia vem mudando completamente a forma como nós temos acesso às informações e ao conhecimento de que precisamos. Isso tem afetado também a relação entre ensino e aprendizagem, proporcionando o surgimento de metodologias ativas e inovadoras de ensino, como a sala de aula invertida.

Indo além de usar tecnologia nas aulas, escolas que aplicam o conceito de sala de aula invertida conduzem seus estudantes ao centro do seu processo de ensino, tornando-os protagonistas do seu próprio aprendizado.

O que é sala aula invertida?

Também conhecida como “flipped classroom”, é uma metodologia de ensino que inverte a organização tradicional. O aluno tem um momento de aprendizagem no salão de estudos, que antecede o horário oficial de aula.

Ele vê conteúdos previstos no seu roteiro de estudos, trabalha seu protagonismo na hora de aprender e explorar as diferentes áreas de conhecimento com auxílio de um monitor.

Após esse momento, ele vai para a sala de aula , já cheio de informações aprendidas no roteiro de estudos e tem dúvidas mais específicas e direcionadas para tirar com o professor.

Esse método, faz com que as aulas sejam muito mais interessantes, dinâmicas e participativas. Mas isso não quer dizer que sala de aula invertida é o mesmo que homeschooling.

Ela incentiva uma transformação no ponto de interação entre professor e aluno, fazendo com que o professor seja o mediador das discussões e construção de conhecimentos, enquanto o aluno mantém um papel ativo no seu processo de aprendizado.

Por que utilizar a sala de aula invertida?

Segundo o Fórum Econômico Mundial, a sociedade exigirá cada vez mais dos indivíduos habilidades como: - Aprendizagem ativa; - Pensamento analítico; - Inteligência emocional; - Pensamento crítico; - Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Método de ensino Escola Mais Aqui, na Escola Mais, utilizamos diversas estratégias pedagógicas para que os alunos estejam sempre ativos no processo de aprendizagem, e a sala de aula invertida faz parte da nossa metodologia de ensino para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Acesse o blog da Nossa Escola Mais e confira nossas metodologias de Ensino!