Pincelada inclinada

Aprendizagem colaborativa: fortalecendo a parceria aluno-professor

A aprendizagem colaborativa promove a interação entre os alunos para a construção conjunta do conhecimento. Essa ação, aprimora os aspectos do ensino tradicional para os estudantes trabalharem em grupos, compartilhando ideias e habilidades.

Nesse processo, eles assumem responsabilidades junto aos colegas e se tornam protagonistas dos conhecimentos adquiridos. Já o professor, tem o papel de facilitador da aprendizagem e de criar um ambiente seguro e inclusivo para esse processo.

Nesse sentido, a implementação dessa abordagem em escolas de período integral potencializa os benefícios para os alunos. Quer entender melhor? Continue a leitura!

O que é aprendizagem colaborativa?

A aprendizagem colaborativa é uma abordagem pedagógica que prioriza a interação entre os integrantes da turma para promover a construção de conhecimento, por meio do desenvolvimento de habilidades socioemocionais importantes para diversas dimensões formativas do aluno.

Nesse modelo de educação inovadora, os estudantes trabalham em grupos ou equipes, compartilhando ideias, discutindo conceitos e colaborando para alcançar objetivos de aprendizagem comuns.

O papel do aluno na aprendizagem colaborativa

Na aprendizagem colaborativa, o papel ativo do aluno é fundamental para o sucesso, diferindo do lugar atribuído a ele na educação puramente tradicional. Em primeiro lugar, ele passa a ser visto como protagonista do próprio processo de aprendizagem, com maior responsabilidade pelo seu desenvolvimento acadêmico e socioemocional.

O papel do professor como facilitador

Na aprendizagem colaborativa, o professor é o responsável por planejar e organizar atividades colaborativas que estimulem a autonomia e a participação ativa da turma. Isso envolve a definição de objetivos de aprendizagem, escolha de estratégias e recursos didáticos, bem como a criação de um ambiente propício ao diálogo e feedback construtivo.

Existem algumas práticas colaborativas que fortalecem a construção do conhecimento e aprimora a jornada dos estudantes em sala de aula, são elas: - Sala de aula invertida; - Projetos em grupo; - Discussões em sala de aula; - Aprendizagem Baseada em Equipes; - Ambientes virtuais de aprendizagem; - Educação empreendedora.

A implementação da aprendizagem colaborativa em escolas em período integral potencializa os benefícios para os alunos. Isso porque ao adotar essa prática, os estudantes têm a oportunidade de participar ativamente do processo de aprendizagem em diferentes momentos do dia. Acesse o site da Escola Mais e conheça todos os nossos diferenciais!