Por que adotar ferramentas tecnológicas no dia a dia a partir do Ensino Fundamental II

Smartphones, videogames, aplicativos e os mais diversos dispositivos eletrônicos. Nós poderíamos afirmar tranquilamente que essa geração de crianças e adolescentes com idade entre 11 e 15 anos, que fazem parte das salas de aulas do Ensino Fundamental II e Médio, estão mais do que acostumados com a presença da tecnologia no seu dia a dia.  

Contato com a tecnologia em sala de aula

A tecnologia tem tudo a ver com inovação e, por isso, o primeiro passo é abrir as portas para ela. Pense e planeje diferentes formas que tornem as aulas mais dinâmicas e que permita que o uso de ferramentas como computadores e tablets possam ampliar as possibilidades dos alunos para apoiar no desenvolvimento da sua autonomia.

Permitir maior contato com a tecnologia é mais do que definir um único momento para que essa interação aconteça, como na aula de informática. Na Escola Mais, por exemplo, o uso é livre para todos os alunos. Essa liberdade permite que eles conduzam o seu processo de estudo, o que é potencializado com o uso dessas soluções.

Uma delas é o Chromebook, um recurso para tornar a aprendizagem mais acessível. Dentro de alguns espaços de convivência, cada aluno tem seu próprio notebook e, com ele, consegue assumir o protagonismo na construção do seu conhecimento.

O que é o Chromebook e como ele ajuda no desenvolvimento dos alunos?

Os Chromebooks são um modelo de computador projetado e desenvolvido pelo Google para ajudar os alunos de diferentes idades a pesquisarem, estudarem e realizarem tarefas de modo mais rápido e fácil. 

O potencial da tecnologia na aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II 

É nesse período que os alunos aprofundam o conhecimento sobre o que aprenderam no Fundamental I e se preparam para ingressar no Ensino Médio.

Como funciona na prática?

O primeiro grande diferencial é o foco e segurança. Mesmo sendo um dispositivo eletrônico, ele pode ser bloqueado durante uma aula ou em algum momento em que o estudante precisa estar atento ao que está sendo explicado pelo professor ou é discutido em sala de aula. 

Escola Mais e tecnologia 

Esse contato é motivador tanto para os alunos como para os professores, isso nos leva a inovação e atualização dos fazeres escolares. Essa conexão entre tecnologia e escola favorece também o envolvimento com os meios de aprender, ainda mais em uma fase de especialização como os anos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Estar conectado às tecnologias deve ser o meio e não o fim, pois é a maneira de aproximar os alunos ainda mais do ambiente escolar, em busca de uma educação que seja significativa e perdura para toda vida das crianças e jovens. Veja essa metodologia funcionando na prática! Entre em contato conosco e agende sua visita na Escola Mais. Esperamos você!"