Como incentivar a alimentação saudável na Escola e em Casa

Oferecer ambientes que inspiram a criatividade, promover a autonomia e o protagonismo dentro e fora da sala de aula, garantir que o aluno tenha interesse pela escola são pontos importantes para desenvolver um bom processo de aprendizagem.  Além de tudo isso, é fundamental incentivar a alimentação saudável entre essas crianças e adolescentes.

O papel da escola na alimentação dos alunos

O ambiente escolar tem como objetivo ensinar crianças e jovens a se relacionarem com o mundo, compreendendo o seu papel na sociedade, suas responsabilidades e também as consequências das suas decisões. 

Nesse contexto, a alimentação é fundamental. Na escola, o aluno vai aprender que a alimentação saudável é importante para a sua saúde e para o seu desenvolvimento dentro e fora da sala de aula.

Orientar a família é o primeiro passo nesse processo educacional

Com rotinas atarefadas, os responsáveis não conseguem dedicar muito tempo à rotina alimentar dos filhos e optam pelas soluções mais rápidas. Na maioria das vezes, infelizmente, essa não é a alternativa mais nutritiva. 

A escola é o ambiente ideal para essa troca

Métodos que incentivem a alimentação saudável desde cedo, como a hora da fruta durante o lanche e criar formas de levar o tema Educação Alimentar para a sala de aula também funcionam.  

Vale destacar que, além de oferecer mais qualidade de vida, comer bem previne a obesidade, colesterol alto, hipertensão e tantos outros problemas de saúde. No dia a dia escolar, convivendo com os outros alunos e com os professores, esse entendimento acontece. 

Benefícios de uma boa alimentação para crianças e adolescentes

Estudos, pesquisas e diversos especialistas comprovam que a alimentação saudável traz diversos benefícios para o desenvolvimento das crianças e que ela deve acontecer desde cedo. 

Como incentivar a alimentação saudável na escola e em casa?

A escola é um lugar de constante aprendizado, principalmente na hora das refeições. Por isso, ao levar hábitos saudáveis para a alimentação dos estudantes, precisamos entender como ajustar esse reforço de acordo com a faixa etária de cada aluno. 

Se você se interessa pelo assunto, então precisa assistir à live com Roberta Carbonari, Mestre em Nutrição. O conteúdo está disponível no YouTube e você pode acompanhar o episódio completo no nosso canal do youtube