Venha nos conhecer! 

Recepção aberta de segunda a sexta, das 7h às 19h.

Para um melhor atendimento, por favor agende sua visita.

Penha
Rua Evans, 396

Vila Mascote
Rua Praia do Cerejo, 195

Vila das Mercês
Rua Dom Vilares, 1511

Metodologias ativas

Na Escola Mais adotamos uma série de estratégias pedagógicas que ajudam os alunos a aprender mais e melhor. Através das metodologias ativas, os alunos se assumem um papel central, comprometendo-se com seu próprio aprendizado. Aqui eles estudam, pesquisam, exploram e produzem conhecimento individualmente ou em grupo, sempre guiados e supervisionados por nossos educadores altamente capacitados.

Currículo

Uma das definições mais fundamentais de uma escola é seu Currículo ou sua Matriz Curricular. Ela é a base para todas as definições de quais assuntos a escola abordará e muitas vezes é determinante no como eles serão abordados.

A Matriz Curricular da Escola Mais é composta por uma Matriz de Conhecimentos, preocupada em cobrir todo o conteúdo das áreas do conhecimento e por uma Matriz de Competências, que garante o desenvolvimento integral dos alunos, com foco em seu desenvolvimento socioemocional.

Matriz de Conhecimentos. No final de 2017, o Ministério da Educação publicou a última versão da BNCC - Base Nacional Curricular Comum para o Ensino Fundamental que passa a ser obrigatória para todas as escolas públicas e privadas do Brasil. Nossa Matriz de conhecimentos foi elaborada a partir da BNCC e cobre as áreas de conhecimento determinadas por ela: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Língua Inglesa, Artes e Educação Física.

Para cada uma destas áreas, há um conteúdo programático a ser seguido e uma programação de aulas, roteiros de estudo e avaliações criadas por nossa equipe pedagógica. Estes três são desenhados para se autoreforçarem e garantirem o melhor aprendizado aos estudantes.

Matriz de Competências. Em 1999 alguns dos maiores especialistas em Educação do mundo, coordenados pelo francês Jacques Delors produziram um relatório para a UNESCO que é a estrutura básica para uma educação para o século XXI. Presente neste documento, está o conceito altamente influente dos 'Quatro pilares para a educação' que serviu de base para construirmos nossa Matriz de Competências que orienta grande parte de nosso trabalho pedagógico na escola. Outra referência importante é o "Framework for 21st Century Learning" produzido pela influente organização P21.

Dentro desta matriz, estruturamos as competências que nos propomos a desenvolver em conjunto com os alunos que podem ser sumarizadas em:

• Aprender a Ser: competências que lidam com o autoconhecimento, autocuidado e autoestima, são aspectos do desenvolvimento humano determinantes para uma vida plena. Uma das competências centrais neste pilar é o desenvolvimento da autonomia, formando indivíduos intelectualmente e emocionalmente independentes, criativos e de pensamento livre. Estas competências serão desenvolvidas nos alunos ao longo de toda a vivência escolar, e em especial nos processos de mentoria individual.

• Aprender a Conviver: competências relacionadas à convivência com os outros - competências e habilidades relacionadas a trabalho em equipe e colaboração, tolerância das diferenças e valorização da diversidade. Estas competências serão trabalhadas principalmente nos projetos mão-na-massa e nas práticas esportivas.

• Aprender a Conhecer: competências relacionadas à aquisição e apropriação do conhecimento pelos alunos. Aqui entram competências relacionadas ao raciocínio lógico, à aquisição de conhecimentos e aos processos cognitivos. Na Escola Mais levamos este pilar mais adiante e nos propomos a desenvolver nos estudantes a competência de aprender a aprender, passando pelo despertar do gostar de estudar e gostar de ir mais longe. Estas competências são trabalhadas principalmente nos roteiros de estudo diários.

• Aprender a Fazer: competências que são desenvolvidas quando se coloca o aprendizado na prática. Por aqui passam competências como a criatividade e inovação, o fazer em equipe e o desenvolvimento de soluções para problemas reais. Estas competências são desenvolvidas principalmente no laboratório mão-na-massa.

Processos de Avaliação

Para dar conta desta Matriz Curricular, é fundamental que os processos de avaliação estejam alinhados de forma a levar em conta toda a complexidade da proposta. Nossa sistemática de avaliação é composta por provas da mesma forma que a maioria das escolas, mas também leva em conta outros elementos como a produção de projetos, o empenho em se desenvolver e em ajudar os outros a se desenvolverem, entre outros. Parte importante deste processo é o processo de Mentoria.

Mentoria

Na Escola Mais, todo aluno tem um professor Mentor, responsável por acompanhar seu desenvolvimento individual, e por sua referência dentro da escola. O papel do professor mentor é de, junto com os estudantes, criar metas anuais, planejar seu desenvolvimento e acompanhá-lo ao longo do ano.

Material Didático

Um dos mais modernos materiais didáticos do país

Adotamos uma das melhores coleções do mercado: o Projeto Telaris da Editora Ática. Trata-se de um material didático multidisciplinar que oferece livros de primeira linha e material digital complementar. Conheça o material aqui.

A escola foi desenhada para que os alunos não precisem levar o material didático para casa - os alunos têm lockers (armários) para deixar seus materiais e não precisam carregar os livros em mochilas. Os estudos são realizados na própria escola e a lição é feita no salão de estudos, com ajuda e supervisão de nossos educadores. Por outro lado, aqueles alunos que quiserem levar os livros para casa poderão levá-los sem problemas.

Tecnologia no dia-a-dia

Um notebook por aluno.

Além dos livros didáticos, a Escola Mais oferece materiais de estudo produzidos por nossos professores que auxiliam e aprofundam os estudos dos alunos. Estes conteúdos são entregues aos estudantes através de um computador chromebook®, um computador rápido e ideal para o uso em escolas. Trata-se de uma plataforma que permite acesso rápido à Internet com gestão simplificada dos equipamentos e monitoração dos conteúdos acessados, além da supervisão normal dos educadores. Os chromebooks® são totalmente integrados à plataforma Google® for Education, adotada pela escola.

Estes equipamentos, ainda que sejam de uso pessoal dos estudantes, não sairão da escola por uma questão de segurança.

Whatsapp